Semana Gustavo Teixeira será realizada de 16 a 23 de setembro

Orquestra de Violoncelos do Conservatório de Tatuí e lançamento da 5ª edição do livro Poesias Completas de Gustavo Teixeira estão entre as atrações

A apresentação da Orquestra de Violoncelos do Conservatório de Tatuí é uma das atrações da 65ª edição da Semana Cultural Gustavo Teixeira, que será realizada de 16 a 23 de setembro pela Prefeitura de São Pedro. A programação inclui também apresentação de violino e violoncelo, encontro de crochê, oficina de ikebana, mostra de cinema, contação de história, teatro infantil, escrita criativa, haicai, Voltinha Literária, lançamento de livros, apresentação da Orquestra de Violas de São Pedro e Cordas Primas, grupo de violas de São Pedro e da Corporação Musical União Charqueadense, além do ponto alto da programação, o Concurso Gustavo Teixeira de Poesias Declamadas e Inéditas.

“As primeiras eliminatórias do Concurso de Poesias já começaram. Este ano foram inscritas 85 poesias declamadas em quatro categorias e 166 poesias inéditas também em quatro categorias”, informa a coordenadora de Cultura, Sandra Golinelli, responsável pela organização do evento, um dos mais tradicionais da área cultural de São Pedro.

ATRAÇÕES – A apresentação do Duo Mantovani, de violino e violoncelo, abre a programação às 10h30 do dia 16 no Boulevard de Artes e Artesanato Dona Hermelinda, mesmo local que acontece o 1º Encontro de Crochê, coordenado pela artesã Magah Miranda. Para o mesmo dia está programada a Oficina de Ikebana Sanguetsu, às 15h, no Parque Maria Angélica. As inscrições para este evento devem ser feitas antecipadamente.

Na segunda-feira, dia 17, a programação será realizada nas escolas municipais Professora Adriana Daniel, Guido Dante, Professor Benedito Modesto de Paula e Professor Abdala Rahal Farhat Neto, com contação de histórias e a oficina Musicaliz-arte: a Música na Educação Infantil.

No dia 18, das 9h às 15h, a 5ª Mostra Livre Infantil de Cinema 2018, no Cine Teatro Shopping São Pedro, é a atração da programação. Também nesta data acontece contação de histórias nas escolas Adriana Daniel e Maria de Fátima do Amaral.

Na quarta-feira, dia 19, a contação de histórias será nas escolas Professor Antonio Carlos Pinto e Professora Maria de Fátima do Amaral. Às 15h, o teatro infantil “No fundo do mar – Uma aventura musical”, será apresentado no Museu Gustavo Teixeira.

Já na quinta-feira, dia 20, haverá contação de história na escola Joaquim Norberto de Toledo e oficinas de escrita criativa e haicai na escola Gustavo Teixeira e Música na Escola – Pedro e o Lobo, na escola Antonio Carlos Pinto.

Na sexta, dia 21, a programação tem início às 9h, com a homenagem dos alunos das escolas Professor Joaquim Norberto de Toledo e Guido Dante ao patrono, na herma do poeta, na praça Gustavo Teixeira e a 4ª Voltinha Literária, com alunos da escola Abdala Rahal Farhat Neto, que vão percorrer trechos das ruas centrais e declamar poesias. Também haverá contação de histórias na Biblioteca Gustavo Teixeira e a oficina Música e Poesia, com a professora Márcia Graner, na escola Maria de Fátima do Amaral.

CONCURSO – O Concurso Gustavo Teixeira de Poesias Declamadas e Inéditas está programado para as 20h da sexta-feira, dia 21, no Cine Teatro Shopping São Pedro. No evento haverá apresentação do Coral Canto do Terras, Coro da Oji Papéis Especiais e Coro do Monte Alegre, sob regência de Tania Perticarrari e com apresentação da pianista Francine Rigitano.

A música também é destaque na programação do dia 22, quando acontece, às 16h, o Café Musical Especial, em comemoração à 12ª Primavera dos Museus, com apresentação da Orquestra de Violoncelos do Conservatório de Tatuí e lançamento da 5ª edição do livro Poesias Completas de Gustavo Teixeira e do livro Esperança: Histórias de Imigrantes Brasil – Japão, de Maria Helena Sato, no Museu Gustavo Teixeira. Ainda no sábado, às 20h, no Cine Teatro Shopping São Pedro haverá apresentação daOrquestra de Violas de São Pedro e Cordas Primas, Grupo de Violas de São Pedro.

Para encerrar a programação da Semana Cultural, no domingo, às 10h30, a apresentação será da Corporação Musical União Charqueadense no Boulevard de Artes e Artesanato Dona Hermelinda.

Toda a programação da Semana Cultura tem entrada gratuita e é aberta a todos os interessados.

A Orquestra de Violoncelos do Conservatório de Tatuí foi criada no ano de 2015, por sugestão da assessoria pedagógica da instituição. O nome foi inspirado na ideia do compositor Heitor Villa-Lobos, que batizou uma de suas obras, escrita para oito violoncelos, de “orquestra de violoncelos”. Formada por oito alunos do nível avançado do setor de cordas sinfônicas (a partir do 10º semestre), a orquestra ensaia duas vezes por semana, com ensaios com duração de 1h40 a cada dia. Em seu semestre de estreia, o grupo aprofundou-se no estilo barroco. Já no segundo semestre, o estilo escolhido foi o clássico. Os avanços do grupo devem prosseguir até chegar a composições próprias para a formação, originadas no século XX.

Seguindo tendências de escolas do mundo inteiro, a orquestra de violoncelos vem apresentando arranjos, adaptações e transcrições de obras de alto nível técnico e de performance.

Publicado em: 06/09/2018 17:31

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.