Semana Gustavo Teixeira começa no dia 16

A 64ª edição da Semana Cultural Gustavo Teixeira, uma das mais tradicionais atividades culturais de São Pedro, será realizada de 16 a 24 de setembro. Entre as atrações, apresentações musicais, contação de histórias, oficina de haicai, apresentação de teatro, espetáculo de mágica teatral e o Concurso de Poesias Declamadas e Inéditas.

Um Café Musical Especial, com apresentação de Luís Fernando Dutra ao violino e Sandra Golinelli ao piano abre a programação às 16h do dia 16, no Museu Gustavo Teixeira. No mesmo dia acontece a abertura da exposição dos artistas plásticos Cláudio Alberto de Oliveira e Teruko Oliveira.

No domingo, dia 17, às 10h30, no Boulevard de Artes e Artesanato Dona Hermelinda, a apresentação será do duo formado por Edson Travaina Jr., ao violão e Gabriel Polegate, na viola.

As contações de histórias serão realizadas nas escolas. No dia 18 de setembro, nas Emebs Professor Benedito Modesto de Paula, que vai sediar também uma oficina de haicai – forma poética, de origem japonesa, marcada pela concisão e pela objetividade e Ondina Mendes Parreira.

Na terça, dia 19, os alunos da Escola Professor Abdala Rahal Farhat Neto vão receber a contação de história e no dia 20, será a vez dos alunos das escolas Juciê Siqueira e João Baltieri. Neste mesmo dia, às 15h30, haverá apresentação, no Museu Gutavo Teixeira da peça “Peixe grande em terra de pequenos”, pela Salve! Cia. de Teatro.

No dia 21 de setembro, os estudantes das escolas Maria Angelina Leão Ferreira dos Santos e Halina Buba Baldon terão contação de histórias e no dia 22, data em que se completa 80 anos do falecimento de Gustavo Teixeira, será realizada, na herma do poeta na praça que também leva o seu nome, homenagem dos alunos das escolas Joaquim Norberto de Toledo e Guido Dante.

Outra programação do dia 22 é a 3ª Voltinha Literária, atividade em que os alunos da Escola Abdala Rahal Farhat Neto percorrem trechos da área central da cidade e declamam poesias de Gustavo Teixeira. Para o mesmo dia está programada a atividade “Conta uma história pra mim”, com a contadora de histórias Helena Righi Peixe, às 9h e às 15h, na Biblioteca Gustavo Teixeira.

DESTAQUE – Ponto alto da Semana Gustavo Teixeira, o Concurso de Poesias Declamadas e Inéditas será realizado no dia 22, às 20h, no Cine Teatro São Pedro. Além da apresentação das poesias pré-selecionadas haverá neste dia o espetáculo de mágica teatral “O Mundo que queremos ter”, com Caetano Miranda e Lize Nascimento.

A apresentação da Orquestra de Violas de São Pedro e do Cordas Primas, grupo de violas de São Pedro, às 10h30 do dia 24 de setembro, domingo, no Boulevard de Artes e Artesanato Dona Hermelinda encerra a programação.

EXPRESSÃO CÊNICA – Os classificados para a fase semifinal do concurso de poesias poderão participar, na segunda-feira, dia 11, das 9h30 às 11h ou das 14h às 15h30, de uma oficina de Expressão Cênica Corporal.

O objetivo é ampliar a linguagem corporal, dicção e percepção dos sentidos para melhor interpretação do texto e como consequência, melhorar a declamação das poesias.

A oficina será aplicada por Márcia Graner, bacharel em Música e arte educadora.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.