Semana de Arte Moderna de 1922 foi tema de palestra no auditório da Educação

Evento aconteceu por meio de parceria entre a Secretaria de Educação e a Coordenadoria de Cultura

No último dia 24, o auditório da Secretaria de Educação de São Pedro sediou a palestra 1922 – 2022: a Semana que não Acabou - Cem Anos de Modernismo Brasileiro, ministrada pelo professor mestre Daniel Martins, docente da FAAL (Faculdade de Administração e Artes de Limeira). Participaram do evento gratuito professores da Rede Municipal de Ensino e também o público em geral. A iniciativa foi da Secretaria de Educação em parceria com a Coordenadoria de Cultura.  

Na ocasião, Martins explanou sobre o contexto histórico em que a Semana de 22 se desenvolveu e como se destacou ao longo da história nesses últimos 100 anos, tornando-se marco revolucionário da arte brasileira. Ele também analisou os reais motivadores da realização da Semana de Arte Moderna na relação com as narrativas construídas posteriormente e comentou sobre a evolução da produção artística nacional e o papel do Manifesto Antropofágico na definição da identidade da arte brasileira. 

O Movimento Modernista provocou ressignificação da literatura, da arquitetura, do design, da escultura, do teatro e da música. A base foi a ideia de que as formas "tradicionais" das artes e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas, sendo, então, fundamental deixá-las de lado para adotar tendências mais modernas e livres de padrões.

De acordo com o professor da rede municipal de ensino Matheus Braga de Oliveira, que assistiu à palestra, é anseio dos docentes ter acesso a encontros de cunho acadêmico focados em problematizar conceitos e conteúdos pertinentes aos componentes curriculares abordados especificamente para cada área de conhecimento. “Desejo que muitos outros profissionais, também docentes, e acostumados a lidar com a realidade da sala de aula, sejam convidados a apresentar seus temas de pesquisa acadêmica para os profissionais da rede de São Pedro”, comentou.

 

Publicado em: 30/03/2022 15:58

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.