Secretários, coordenadores e agentes de saúde participam de capacitação

Secretários, coordenadores e agentes de saúde participaram nesta terça-feira, 6, da capacitação de multiplicadores em educação ambiental. A ação integra o Plano de Educação Ambiental desenvolvido pela Prefeitura de São Pedro e o Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) com o objetivo de estimular ações com foco na conservação do meio ambiente.

O Plano de Educação Ambiental integra também lista com outras ações voltadas ao Meio Ambiente, como a coleta seletiva de lixo e a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), obra que deve ser concluída em 2017.

A gestora ambiental Nívea Pizzolito, responsável pela capacitação, explicou que além de reunir informações já realizadas nos diversos setores da Prefeitura, o objetivo é apresentar propostas que possam ser colocados em prática, sempre com foco na redução dos impactos ambientais.

Os participantes vão ajudar a difundir informações com o intuito de promover mudanças de hábitos, atitudes e valores com foco na manutenção do equilíbrio ecológico.

A capacitação já foi realizada com professores da rede municipal que vão trabalhar os temas com os estudantes e será feito também com outros segmentos da sociedade. O objetivo é atingir o maior número possível de pessoas.

Na prática, as ações pretendem criar iniciativas para evitar ações como descarte de resíduos sólidos em cursos de água, ocupação irregular de áreas ribeirinhas, desperdício de água e outros materiais. A proposta também prevê debates e busca de soluções sobre os principais problemas da cidade.

Nilson Marchesi, da Coordenadoria de Desenvolvimento Social, que acompanha toda a execução do projeto, destaca que a proposta é desenvolver ações que sejam duradouras.

COLETA SELETIVA – Desde que foi implantada a coleta seletiva em São Pedro, em julho de 2016, o volume de material recolhido vem aumentando mês a mês. Em agosto de 2016,  o total recolhido foi de 10.956 quilos e foram percorridos 1.732 km; em setembro, o total recolhido subiu para13.810 quilos, com 2.342 km percorridos. Em novembro, o volume mais uma vez registrou alta: foram recolhidos 14.647 quilos e percorridos 2.194 km, mas o maior volume foi registrado em dezembro. Foram recolhidos 29.529 quilos, em 2.263 km percorridos.

 Os responsáveis pela empresa vencedora da licitação reforçam que o material deve ser deixado em sacola separada. Podem ser reciclados itens como jornais, revistas, caixas, papelão, folhas de caderno, tampa, potes, frascos, garrafas de plástico, garrafas PET, latas de alumínio, vidro e ferro.

Outro ponto ressaltado pela empresa é que por falta de informações alguns materiais são separados, mas não são recicláveis, como papel higiênico, absorvente, fralda descartável, madeira, isopor e pneu.

Instalado em uma área de aproximadamente 2.000 metros quadrados no bairro Nova São Pedro, o barracão da empresa sedia trabalhos de limpeza, separação e prensagem do material recolhido. Após a separação, o material é encaminhado para outra empresa.

Nesta primeira etapa, a coleta é feita na área urbana da cidade, mas já há uma segunda etapa prevista para atender bairros rurais como Alpes, Alto da Serra, e Vertentes.

CRONOGRAMA – Na primeira quinzena de cada mês, a coleta é realizada às segundas-feiras nos bairros Santa Mônica, Recanto das Águas, Jardim Cássio Paschoal Padovani, São Judas, Vila Baltieri, Vila Pindanga, Portal das Flores, Vale do Sol e São Benedito. Nas terças-feiras, os bairros atendidos são Jardim Botânico, São Tomé, Horto Florestal, Jardim São Dimas, Bela Vista, Jardim São Pedro; às quartas-feiras, Novo Horizonte, Jardim Itália, Dorothea, Mariluz I, II e III e Jardim Nova Estância e às quintas-feiras, Santa Cruz, Pallú, Jardim Navarro, Cidade Jardim e Vila Rica.

Na segunda quinzena de cada mês, os bairros atendidos são, às segundas-feiras: Jardim Itaquerê, Jardim Serrano, Jardim Holliday, Jardim Buriti, Vila Olinda e Centro, às terças-feiras, Vila Nova, Santa Helena e Vila Estela e na quarta-feira, Colinas de São Pedro, Nova São Pedro I e II, Mirante, Theodoro de Souza Barros e Bela São Pedro.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.