Secretaria de Saúde faz divulgação sobre hanseníase

hanseniase

Para informar a população sobre a importância de identificar de maneira precoce a hanseníase, a Secretaria Estadual de Saúde em parceria com as secretarias municipais realiza  de 21 a 25 de novembro  a Campanha Estadual de Hanseníase, com divulgação de orientações  sobre a doença e outras ações de conscientização.

Em São Pedro, ações já foram desenvolvidas nas escolas, com avaliação de 2.700 crianças e adolescentes de 5 a 14 anos. O objetivo principal da ação é a redução da carga de hanseníase para alcançar a meta de eliminação da doença enquanto problema de saúde pública no nível nacional com diagnóstico precoce e cura dos casos diagnosticados.

No município foram notificados um caso no ano passado e um caso este ano. “É uma doença muito estigmatizada, por isso é tão importante esta campanha de conscientização e que dá orientações sobre a doença”, diz a coordenadora de Vigilância em Saúde de São Pedro, Gislene Nicolau.

SINTOMAS – A hanseníase começa com uma ou mais manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, em qualquer parte do corpo. As manchas não coçam, não doem e são insensíveis ao calor e ao frio.

A hanseníase é causada por um micróbio chamado Bacilo de Hansen. A transmissão se dá pelas vias respiratórias e, algumas vezes, por meio de contato com o ferimento da pele do doente. Para a transmissão acontecer é preciso conviver, por muito tempo, com o doente das formas contagiantes e que não faz tratamento.  Os profissionais de saúde alertam que a maioria das pessoas tem resistência contra a doença e que a hanseníase não é hereditária.

TRATAMENTO – O tratamento para a hanseníase é simples e de graça em todos os postos de saúde. A primeira dose do medicamento mata 90% dos bacilos e a doença deixa de ser transmitida. O tratamento não pode ser interrompido e na maioria das vezes dura seis meses.

Em caso de qualquer sintoma, a orientação é procurar uma unidade de saúde.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.