Saúde promove confraternização com pacientes domiciliados no Parque Ernesto Baltieri

Em busca de maior integração entre pacientes e equipes em ambiente de descontração, a equipe da Unidade de Saúde da UBS (Unidade Básica de Saúde) São Dimas promoveu, no dia 23, uma atividade especial com pacientes domiciliados – aqueles atendidos em casa por limitações físicas ou transtornos psiquiátricos. Eles foram levados ao recém-inaugurado Parque Ecológico Ernesto Baltieri e participaram de café de manhã, exercícios de relaxamento, dinâmicas de integração e roda de conversa para falar sobre expectativas para o próximo ano.

“A proposta foi valorizar aspectos saudáveis e resgatar valores e sentimentos que esta época do ano desperta”, explica a enfermeira da unidade, Sheila Nascimento, responsável pela organização com a enfermeira do Caps (Centro de Atenção Psicossocial, Marana Martins.

Sheila informa também que a deficiência e sequelas deixadas pelas comorbidades dos atendidos podem fazer com que eles deixem de lado alguns pontos importantes para o bem estar físico e mental. “Muitas vezes eles se excluem dos demais e se privam de frequentar lugares com aglomerado de pessoas”.

A enfermeira da UBS acrescenta ainda que esta pode ser a maneira que os pacientes encontram de se proteger dos sentimentos negativos que as situações de preconceito deixaram, pois muitos já vivenciaram tais circunstâncias, seja em âmbito familiar ou fora dele.

“A intenção desse encontro foi mostrar para pacientes que embora tenham suas limitações, ainda são capazes de aprender a conviver com elas, o que lhes garante sua própria independência. Frisar que não deixaram de ser importantes para seus familiares e nem passaram a ser diferentes da sociedade que os circundam”, destacou.

Muitos dos participantes não saem de casa, seja por medo ou por dificuldade de locomoção. Segundo a equipe, alguns deles estavam isolados da sociedade há mais de um ano, recebendo apenas visita domiciliar das unidades.

Foram convidados os 27 pacientes que recebem atendimento domiciliar atualmente na UBS São Dimas e 21 compareceram.  Segundo o relato dos funcionários, alguns pacientes se emocionaram e chegaram a chorar ao manifestar agradecimento à equipe de saúde. 

Além dos pacientes, participaram da confraternização os familiares cuidadores, agentes comunitários de saúde e enfermeiros, além de profissionais que atuam no Caps.

 

Publicado em: 26/12/2019 16:45

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.