Saúde faz entrega de 18 concentradores de oxigênio

Familiares de pacientes crônicos que têm prescrição médica para uso de oxigênio suplementar receberam na manhã desta quinta-feira concentradores de oxigênio que serão cedidos pela Prefeitura de São Pedro para o tratamento. A entrega dos 18 equipamentos aconteceu na UBS (Unidade Básica de Saúde) do São Dimas. O investimento foi de R$ 63 mil e os recursos são estaduais.
O aparelho que produz oxigênio concentrado a partir do ar do ambiente vai substituir os cilindros fornecidos atualmente pelo município aos pacientes. A principal vantagem do uso do aparelho é maior autonomia aos pacientes, que podem transportá-lo em ambiente interno. Os concentradores integram lista de equipamentos adquiridos pela Prefeitura de São Pedro para as UBSs e a Umis (Unidade Mista e Integrada de Saúde).
“Vai facilitar pra gente”, diz Maria Conceição Soares Segantin, esposa de Benedito Segantin, 65, paciente que faz uso de oxigênio suplementar há 9 anos. A neta de Lourdes Serodio, 86, Marina Cuconati, conta que a avó tem apenas 25% da capacidade da pulmonar. Ela chegou a pesquisar o valor de aparelho semelhante, mas não teve condições financeiras para adquirir o equipamento. “Agora fica mais fácil, ela pode ir na casa das irmãs”, disse.
Fernando Alves foi buscar o aparelho que será usado pela mãe, Francisca Alves, 75. “Ela tem água no pulmão, enfisema e como moramos longe, no Vista Alegre, às vezes era difícil conseguir transporte para o cilindro. Com este aparelho, com certeza vai facilitar”.
Para Carlos Eduardo Raccioni, filho de Ana Maria Raccioni, 74, que vive acamada, a mudança pode ser pequena, mas é significativa. “Algumas vezes tiramos minha mãe do quarto e com o aparelho vai ficar mais fácil”.
Carlos André de Souza faz uso do oxigênio suplementar desde 2012 todas as noites. Com o aparelho recebido nesta quinta-feira, faz planos até para viajar. “A locomoção fica mais livre e posso até ir à casa de parentes que moram em outra cidade”, disse.
Todos os pacientes que receberam o equipamento do município serão visitados para receber orientações sobre o uso correto do aparelho.
[caption id="attachment_8925" align="alignnone" width="3264"]

Publicado em: 07/01/2016 17:24