Saúde faz busca ativa por casos de tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde realiza até o dia 20 de março a primeira fase da campanha anual de busca ativa por pacientes com suspeita de tuberculose. O objetivo é identificar precocemente pessoas com tosse por tempo igual ou superior a três semanas e realizar a coleta de material para exame. Os casos positivos serão encaminhados para tratamento.

A coordenadora da Vigilância em Saúde de São Pedro, Gislene Nicolau dos Santos, explica que entre os sintomas da doença estão, além da tosse, febre baixa no final da tarde, cansaço fácil, perda de peso e suor noturno. “As pessoas com esses sintomas devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa para fazer o exame”, recomenda.

A busca ativa é importante porque ajuda a identificar novos casos com maior agilidade e rapidez. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). É causada pelo Bacilo de Koch (BK) e sua transmissão ocorre de pessoa a pessoa.

Quando o doente tosse, fala ou espirra, ele espalha no ar gotas muito pequenas contendo o micróbio da tuberculose. A pessoa que respira este ar pode levar este micróbio para o seu pulmão.

O tratamento para tuberculose é alta altamente eficaz e a identificação precoce ajuda a também a diminuir o risco de outras pessoas, especialmente as mais próximas, se contaminarem.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.