Saúde de São Pedro tem mamografia e horário ampliado no Outubro Rosa

Mulheres de 50 a 69 anos podem procurar as unidades de saúde de São Pedro para agendar mamografia.  O Papanicolau, importante exame preventivo para o câncer de colo de útero também será realizado em todas as unidades e em horário especial na UBS São Dimas até o final do mês: às quintas-feiras até as 19h.  As ações fazem parte da programação preparada pela Secretaria Municipal de Saúde para o Outubro Rosa, mês em que, no mundo todo, são promovidas ações de reforço ao controle do câncer de mama.

Carolina Figueiredo Campos, gerente da Atenção Básica, explica que todas as unidades vão promover atividades voltadas ao tema da prevenção e conscientização e que as mulheres devem procurar as unidades de saúde de referência para receber informações e participar das ações.

Outra ação foi programada para o dia 14 de outubro, às 15h, no CER, com atividades de fisioterapia e música. Há ainda outras ações programadas ao longo do mês, como esmalteria e pintura no rosto para crianças.

PREVENÇÃO - O Inca (Instituto Nacional do Câncer) reforça na campanha do Outubro Rosa a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Embora outubro concentre a maior parte das ações, o Instituto e o Ministério da Saúde recomendam que as atividades sejam continuadas ao longo do ano e que as mulheres estejam atentas aos sinais e sintomas do câncer de mama todos os meses. 

A campanha do INCA e do Ministério da Saúde reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária (como reduzir o risco de câncer de mama), diagnóstico precoce (divulgar sinais e sintomas da doença e incentivar a mulher a observar o próprio corpo) e mamografia (para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento [exame de rotina], a cada dois anos). 

PAPANICOLAU - Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos. As alterações das células do colo do útero são descobertas facilmente no exame preventivo, conhecido também como Papanicolau, e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica deste exame. Tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado, seguir as orientações médicas e o tratamento indicado.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.