Saúde de São Pedro realiza mutirões para consultas com cardiologista

Com a contratação de mais profissionais, Secretaria de Saúde deve zerar a fila de espera por cardiologista 

A Secretaria de Saúde de São Pedro deve zerar a fila de espera por consultas com cardiologista. Desde abril, com a contratação de mais um médico, equipes da Umis (Unidade Mista Integrada de Saúde), além de aumentar o número de atendimentos durante a semana, realizam mutirões aos sábados para atender os pacientes que aguardam por essa especialidade. 

De acordo com a enfermeira responsável pela Umis, Caroline Azevedo, a lista de espera por consultas de pacientes com necessidades cardiológicas chegou a 600 pedidos. “Estamos zerando essa lista. Desde que houve a contratação do segundo médico, já foram oferecidas 608 vagas, sendo 512 atendimentos e 96 faltas”, disse sobre todas as consultas oferecidas na unidade.

Com os mutirões realizados aos sábados, nos dias 21 e 28 de maio, 9 e 16 de julho, foram disponibilizadas mais 170 consultas. “Entramos em contatos com os pacientes, agendamos os exames antes da consulta, e eles já saem do consultório com pedidos possíveis novos exames e início do tratamento”, disse Caroline, ao ressaltar que os dois médicos também atendem durante a semana. “Temos cardiologista de segunda a sexta-feira”. 

Acompanhada da filha Fernanda Nogueira, a aposentada Inês Nogueira, de 77 anos, passou pela consulta com o médico Marcos Mendes no último sábado. “Como já fiz algumas cirurgias cardíacas, preciso desse acompanhamento. Marquei há pouco menos de 40 dias e já fui atendida. Foi tudo muito bem”, contou.

A dona de casa Cristiane Pereira também participou do mutirão. “Passei por um neurologista e ele pediu para passar por um clinico geral, que pediu para consultar com o cardiologista. Me ligaram essa semana, fiz o eletro e consegui”. A aposentada Maria Dorothea Vacari também foi consultada.

“Preciso cuidar da minha ansiedade e também da pressão. Vou fazer alguns exames e depois volto para o retorno”, contou. 

O secretário de Saúde de São Pedro, Leandro Carneiro Sanches, falou da parceria entre a secretaria e o Hospital São Lucas. “Aumentamos o número de médicos no atendimento de cardiologia desde maio deste ano, colocando mais dois profissionais para atender as necessidades cardiológicas, para as consultas de cardiologia e exames de ecocardiografia que estão sendo executados no hospital de São Pedro”. 

Ainda segundo ele, esse avanço só foi possível por conta da boa gestão entre Secretaria da Saúde e hospital. “O objetivo principal é melhorar o acesso para os pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com ampliação dos serviços e incorporação de novas tecnologias, proporcionando o melhor resultado em tempo oportuno aos moradores de São Pedro”.

FALTAS EM ALTA - Com a média de 25% de faltas do número total de consultas agendadas, o secretário destacou a necessidade de avisar sobre a ausência com antecedência. “Se pessoas puderem dar o valor correto ao serviço, entenderão que ao faltar, estão prejudicando outra pessoa que poderia estar nesta ausência. Se puder avisar com 72 horas de antecedência para a equipe de saúde da unidade, essa vaga poderia ser ocupada por outro paciente”, disse. 

No mutirão de último sábado, por exemplo, das 40 consultas agendadas, 8 faltaram. Nos dias 21 e 28 de maio, dos 49 pacientes aguardados, 14 não foram. No total, dos quatro dias de mutirão, das 170 pessoas que confirmaram a consulta, 41 não compareceram e não informaram a equipe.

Publicado em: 21/07/2022 18:18

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.