Saúde de São Pedro realiza atividades para Campanha Nacional de Amamentação

Durante o mês de agosto, cada unidade de saúde irá promover atividades, como palestra e distribuição de informativos sobre aleitamento materno

A Secretaria de Saúde de São Pedro preparou uma programação especial para participar da Campanha Nacional de Amamentação 2022. Com o tema Apoiar a Amamentação é Cuidar do Futuro, a campanha lançada no último dia 1º pelo Ministério da Saúde é alusiva à Semana Mundial da Amamentação. Conhecido como Agosto Dourado, o mês de agosto é marcado por atividades que incentivam o aleitamento materno.

Com palestras, cartazes e distribuição de informativos, equipes de todas as unidades de saúde de São Pedro devem falar com as mães durante as consultas sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e sua continuidade até os dois ou mais, além de dar suporte às mulheres e redes de apoio quanto sobre amamentação segura e seus benefícios. “Cada unidade define seu dia e horário para esse bate papo, conforme os dias que as mães estão na sala de espera”, explicou a enfermeira Gislene Nicolau.

No dia 27 de agosto, na Praça Santa Cruz, está previsto uma manhã com diversas atividades sobre o Aleitamento Materno. Além de palestra e distribuição de folhetos, equipes da saúde devem oferecer outros serviços, como aferição de pressão, teste de glicemia. “A programação ainda não está fechada, mas em breve iremos divulgar nas mídias e redes sociais da secretaria”.

A cabeleireira Mariana Fillietaz, mãe do pequeno Shawn Fillietaz Soares, de 5 meses, sabe muito bem a importância de amamentar. “Infelizmente só o meu leite não está sendo suficiente para ele. Mesmo assim eu insisto e complemento com a fórmula, pois sei o quanto é necessário o leite materno para que ele receba todos os anticorpos e probióticos necessários para seu sistema imunológico”, explicou Mariana.

De acordo com a nutricionista da Prefeitura de São Pedro, Amanda Alvez Scagnolato, estimular a amamentação é importante porque há muitas vantagens nutricionais, e uma das mais importantes é a proteção contra infecções. Com o leite materno, além de ter todos os benefícios nutricionais para o bebê, há o fornecimento de prebióticos, que são um tipo de alimento para as bactérias benéficas da flora intestinal do recém-nascido. “É preciso levar conhecimento, acolhimento e amor para essas mães. Muitas precisam de ajuda para promover a boa qualidade nutricional e emocional ao bebê através do aleitamento materno”, disse Amanda.

Publicado em: 05/08/2022 13:07

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.