Saúde arrecada 83 bolsas de sangue

Francisco Souza Filho com a técnica Erica Fuentes

Francisco Souza Filho com a técnica Erica Fuentes


A conscientização e a solidariedade marcam as ações da primeira Campanha de Doação de Sangue de 2013, realizada no último dia 13, pela Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro e o Hemonúcleo de Piracicaba. Com apoio dos funcionários da Vigilância Epidemiológica (VE), cerca de 120 pessoas compareceram na Umis (Unidade Mista e Integrada de Saúde) e fizeram o cadastro para doação. Após a triagem clínica dos candidatos, e equipe coletou 83 bolsas de sangue.

Doador desde 1981, o aposentado Francisco Benedito Souza Filho, de 57 anos, disse que doar sangue faz parte de sua rotina. “Mais que um ato solidário, toda vez que doou sangue eu tenho a certeza que é para uma causa justa. Graças a Deus eu nunca precisei, mas eu tenho familiares que já precisam de transfusão de sangue”, disse.

Com apoio da técnica em enfermagem do Hemonúcleo, Erica Fuentes, o aposentado falou que pedeu a conta de quantas vezes participou desse tipo de campanha. “Aqui em São Pedro é a primeira de muitas. Mas, quando morava na cidade de Americana, eu participei por mais de 30 anos”.

Quem também não se lembra de quantas vezes realizou esse gesto simples, rápido e seguro é a acompanhante Joselina Garcia de Oliveira, de 50 anos. Moradora de São Pedro, ela disse que sua maior motivação é sempre pensar no próximo. “Pessoas da minha família já precisaram de sangue. Talvez um dia eu também precise. É uma ação importante que não custa nada”.

Com o tema ´Distribua Gotas de Solidariedade – Doe Sangue`, o Hemonúcleo de Piracicaba procurar captar doadores em diversas cidades da região. Para distribuir componentes sanguíneos para vários hospitais, a unidade precisa em média de 60 a 80 doadores por dia. “São inúmeras as situações que requerem transfusões de sangue: cirurgias, vítimas de acidentes e transplantes são algumas dessas situações. A cada minuto que passa, muitas bolsas de sangue são utilizadas”.

SERVIÇO. Para quem não participou da campanha e pode doar, o Hemonúcleo de Piracicaba fica na avenida Independência, 953, numa área da Santa Casa de Piracicaba. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Mais informações pelo (19) 3422-2019.

Publicado em: 21/04/2013 17:14

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.