São Pedro sedia encontro da região metropolitana sobre turismo rural

Evento aconteceu no Centro de Convenções, com a participação de aproximadamente 100 pessoas

São Pedro sediou nesta quinta-feira, 26, encontro da Região Metropolitana de Piracicaba com o tema Possibilidades em Turismo Rural, com a participação de representantes das secretarias e coordenadorias de agricultura dos 24 municípios que formam o núcleo urbano. O evento aconteceu no Centro de Convenções, com música, bate-papo com fomentadores do turismo rural na estância e exposição de produtos cultivados na cidade. Aproximadamente 100 pessoas estiveram no encontro planejado pela Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) – Regional Piracicaba.

De acordo com o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, o turismo rural é um dos destaques da cidade e pode ser explorado também em municípios vizinhos. “É neste tipo de encontro, com a participação de representantes de diversas cidades, que devemos aproveitar para trocarmos ideias e potencializarmos o que há de melhor em todos nós, aproveitando nossas belezas naturais, para nos unirmos e crescermos juntos”, disse.

Para explanar sobre turismo rural, subiu ao palco a turismóloga Odaléia Queiroz, professora da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e integrante do Conselho Municipal de Turismo de Piracicaba. Ela comentou sobre os possíveis segmentos a serem explorados no contexto do turismo rural e também sobre os desejos dos turistas. “Atualmente, o que as pessoas mais buscam são experiências autênticas e os municípios precisam se atentar a isso”, afirmou.

Na sequência, Mariana Zinni, representante da Secretaria de Turismo de São Pedro, comentou sobre o turismo na estância e os investimentos feitos pela Prefeitura nesta área, como os cerca de R$ 5 milhões na renovação de maquinário para manutenção das estradas rurais (recursos municipais e federais).

Em seguida, histórias de negócios de sucesso foram apresentadas, como o do casal Valter e Vanderleia Veronese, da Chácara Videira, de produtos orgânicos; Adriana Gomes, do Sítio Coloninha I, espaço que recebe turistas aos finais de semana e se profissionalizou após cursos voltados ao turismo rural oferecidos pela Prefeitura de São Pedro; e João Pedro, proprietário do Quintal da Serra Café Colonial Rural & Eventos. No encerramento, interessados puderam fazer perguntas aos explanadores. 

Também marcaram presença no evento o engenheiro agrônomo Leandro Biral, responsável pela Casa da Agricultura de São Pedro; o coordenador da Cati, Alexandre Grassi; a engenheira agrônoma e gestora ambiental Nancy Thame, que atua como secretária da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) de Piracicaba e o diretor da Cati regional Limeira, Marcos Jorge. A música ficou sob responsabilidade do coordenador e maestro da Orquestra de Violas de São Pedro, Gabriel Polegate.

Publicado em: 26/05/2022 18:38

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.