São Pedro recebe médicos do Provab
[caption id="attachment_7483" align="alignnone" width="300"]
Os médicos Henderson Coutinho e Lisandro Rios[/caption]
Recém-formados pela Universidade Federal de São João del-Rei, em Minas Gerais, os médicos Henderson Coutinho e Lisandro Rios escolheram São Pedro para participar do Provab (Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica), do governo federal, que oferece incentivos aos médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas que optarem por atuar nas equipes de saúde da família.
Na cidade desde o dia 10 de agosto, os médicos contam que escolheram São Pedro pelo perfil da cidade. “Pesquisamos as vagas disponíveis e as características de uma cidade tranquila como São Pedro chamaram a atenção”, conta Rios. “A recepção que tivemos foi muito boa, as pessoas são muito solícitas”, completou Coutinho, referindo-se também aos funcionários da Secretaria de Saúde.
Os médicos vão fazer atendimento quatro dias por semana e cursos de aperfeiçoamento um dia por semana. Eles começam a atender pacientes na próxima segunda-feira, dia 24, na Umis (Unidade Mista e Integrada de Saúde), mas a unidade será utilizada até que a obra da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Dorothea seja concluída. “Vamos atender na Umis os pacientes dos bairros Dorothea, Jardim Itália, Novo Horizonte, Mariluz 1, 2 e 3. Vamos usar a estrutura física da Umis, mas atuar como UBS desses locais”, relatam os médicos.
Animados com o novo trabalho, Coutinho e Rios contam também que desde o primeiro semestre do curso de medicina têm disciplinas voltadas à atenção primária. O atendimento eficaz na atenção básica é considerado fundamental para melhorar a qualidade de vida e importante ferramenta de prevenção de várias doenças.


Publicado em: 22/08/2015 00:00