São Pedro recebe Circuito Sesc de Artes no dia 16 de abril

Roteiro4_Circo_Circulando_Cia Los Circo Los_Crédito Acervo Sesc Piracicaba

Max de Castro, Cia. do Feijão e Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros estão entre as atrações

Com intensa programação cultural gratuita para todas as idades e a proposta de intervir positivamente na rotina das cidades ao democratizar o acesso à cultura e levar atrações de diversas linguagens artísticas, o Circuito Sesc de Artes retorna à Praça da Matriz de São Pedro no dia 16 de abril, sábado, a partir das 16h.

Realizado pelo Sesc São Paulo, com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista e Prefeitura de São Pedro, o espaço se tornará palco de apresentações de música, circo,teatro, artes visuais e literatura. A ocupação de praças, parques e ruas com responsabilidade reforça a ideia do espaço público ser um local de convivência e de encontro.

 “É o terceiro ano consecutivo desta parceria. A Prefeitura oferece a infraestrutura e o  Sesc esta ampla programação, com várias atividades no mesmo dia”, diz a coordenadora de Cultura de São Pedro, Sandra Golinelli. Para ela, as atividades também atendem a solicitações feitas pela comunidade que sempre prestigia eventos realizados em diferentes áreas da cultura, como teatro, música, dança e literatura.

Para o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, o Circuito Sesc de Artes promove a democratização da cultura e estimula a aproximação das pessoas destas cidades com as diversas manifestações artísticas. “Promover a itinerância da programação em comunidades onde não há a presença do Sesc, em parceria com os órgãos municipais, com a ocupação dos espaços públicos por artistas em praças, ruas e parques, demonstra a relevância da cultura. Tem por objetivo, também, despertar o interesse do público pelas diversas linguagens presentes na programação. Música, dança, teatro, circo, cinema, literatura e as artes visuais abrem possibilidades para uma experiência inovadora e transformadora em todos, a toda hora e em todos os lugares”, destaca.

PROGRAMAÇÃO   -  Uma das atrações da programação é a apresentação do cantor  e compositor Max De Castro (SP) que revisita seu primeiro álbum, o Samba Raro  (2000), com canções que misturam música eletrônica, soul, samba e bossa nova. O  trabalho recebeu prêmio de Artista Revelação pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

Nas Artes Cênicas, a Cia. do Feijão (SP) leva ao público Reis da Fumaça, peça em que atores e músicos recriam danças dramáticas populares, recitam poesias e cantam músicas de diversas origens da cultura brasileira. O espetáculo presta homenagem aos reis efêmeros do país e responsáveis pela preservação dessas manifestações.

A Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros apresenta Puntear, uma performance de ocupação de espaços urbanos e não convencionais que, por meio da improvisação em dança e em música, faz uma leitura corporal e sensorial do lugar valendo-se da sua arquitetura, sons, dinâmicas. A ideia é trazer a dança em um lugar diferente da caixa preta ou do palco italiano, o que muda o ponto de vista de quem assiste: os habitantes desse espaço passam de espectadores a construtores, transformadores e vivenciadores de seus próprios espaços cotidianos.

Na linguagem do Circo, dois artistas apresentam uma série de números cômicos, improvisações e erros que fazem relação com a trajetória de vida dos circenses. Circulando, com a Cia. Los Circo Los proporciona que a plateia vivencie momentos de romance, tensão e surpresas. Com trilha sonora ao vivo, duas artistas apresentam a Botica de Histórias e oferecem ao público tabuleiros com frascos de várias cores e tamanhos que contém históricas “remediadoras”. O Gabinete de Curiosidades e Habilidades é uma programação inspirada em traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando atrações artísticas e curiosidades. Com projeto cenográfico de William Zarella, o público poderá conferir o Cine Magia com exibição de diversos curtas?metragens dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès entre 1896 e 1913, na categoria Cinema; nas Artes Visuais, o Ateliê Aberto de Pinturas, do artista e designer gráfico Filipe Grimaldi, estimula o público a exercitar sua criatividade e estilo pessoal desenhando e pintando letras à mão; e na Literatura, Rodas de Leitura reúne acervo de livros ilustrados que são oferecidos por dupla de mediadores de leituras.

SERVIÇO:

Circuito Sesc de Artes 2016

Local: São Pedro/SP

Endereço: Praça da Matriz

Quando: 16 de abril, sábado, a partir das 16h.

Quanto: Grátis.

Classificação: Livre.

Confira a programação completa: circuito.sescsp.org.br/programacao/

Roteiro4_Dança_Puntear_Crédito de Fernando Sciarra

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.