São Pedro participa de painel virtual promovido por empresa de tecnologia

O coordenador da Central de Monitoramento de São Pedro, Francisco Guerreiro, participou de um painel virtual promovido pela Axis América Latina, empresa especializada em soluções de vigilância por vídeo, sobre as expectativas de investimento e como reagir às demandas geradas pela pandemia do novo coronavírus. São Pedro foi convidada a participar como representante do consumidor final por adotar soluções tecnológicas de ponta em sua Central de Inteligência, que hoje conta com 600 câmeras instaladas em prédios públicos e locais de grande circulação.

“Participar do painel foi muito elucidativo. Os palestrantes destacaram a importância de investir em Sistemas Inteligentes, levando em consideração que a quantidade de informações é cada vez maior para operadores de uma Central de Monitoramento. É praticamente impossível verificar todas as ocorrências e aí entram os Analíticos,que utilizam Inteligência Artificial e facilitam muito o trabalho dos operadores”, destacou Guerreiro.

Entre os Analíticos que usam Inteligência Artificial, o coordenador destaca o Analítico para Detecção de Aglomerações, um software que permite, por meio de câmeras de monitoramento, definir uma área para verificação de aglomerações com parâmetro predefinido de quantidade de pessoas por metro quadrado. Toda vez que o sistema detecta aglomerações, dispara um alerta para a Central de Monitoramento.

Há também o Analítico para Contagem de Pessoas, que também por meio das câmeras de monitoramento, faz contagem de pessoas que entram e saem de um estabelecimento. O software é parametrizado para uma quantidade de pessoas e toda vez que esta quantidade é atingida, dispara um alarme ou bloqueia uma catraca.

Outro destaque é o Analítico para Reconhecimento Facial. Neste caso, o software faz uma varredura em um banco de dados fornecido por instituições se segurança para detecção de criminosos no município. Esta tecnologia também pode ser usada para identificar a utilização máscaras, entre outras funcionalidades.           

“Estamos fazendo estudos para a implantação destes sistemas em São Pedro a partir do próximo ano”, avisa Guerreiro.

SISTEMA DE VIGILÂNCIA – A Central de Monitoramento de São Pedro tem hoje 600 câmeras, das quais 61 como câmeras de rua. Na Estância há 9 parques monitorados, 48 prédios municipais e 17 prédios do Saaesp com o sistema que inclui ainda monitoramento por meio de alarme em 50 imóveis e o rastreamento de 75 veículos do município por meio de GPS.

O sistema conta também com parceria com as Policias Militar e Civil que ajudou resolver muitos casos de roubos a residências, roubos de veículos e outras ocorrências. Outra parceria que garante reforço na segurança do município é com o Sistema Detecta, da Policia Militar, para envio de placas de veículos verificadas no sistema de leitura de placas instalado em todos os portais da cidade. Essa medida foi fundamental na recuperação de veículos furtados tanto em São Pedro como em outros locais do Estado que entraram em São Pedro.

Autoria: Prefeitura de São Pedro

Publicado em: 28/08/2020 08:48

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.