São Pedro fará projetos para obter recursos em preservação de mananciais para 2021

Em visita ao gabinete, o diretor presidente da Agência PCJ, Sérgio Razera, apresentou as possibilidades do município em priorizar as nascentes e afluentes de abastecimento de água

O prefeito Helinho Zanatta, acompanhado de Thiago Silva, vice-prefeito e prefeito eleito para o próximo mandato, recebeu no gabinete o diretor presidente da Agência PCJ, Sérgio Razera e o consultor técnico do Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) Tiago Seydell para apresentação de projetos para 2021 na área de preservação de mananciais.

De acordo com Seydell, São Pedro realizará projeto para ser entregue ao PCJ objetivando obter recursos na preservação de nascentes. “Iremos fazer um mapeamento das principais nascentes e fazer o projeto para, no início de 2021, conseguir pleitos para a efetivação do projeto. Com isso, teremos a possibilidade de melhorar a captação de água, com ganhos para a qualidade e a quantidade, garantindo um maior abastecimento público de água tratada”, destacou.

Para Razera, São Pedro tem condições para obter os recursos da Agência. “Realizar a Política de Proteção dos Mananciais é de suma importância. São Pedro tem total condição de apresentar e protocolar projetos na obtenção deste recurso”, garantiu.

Entre as diretrizes do PCJ estão o incentivo aos processos de recuperação, conservação e proteção dos mananciais; adequação aos programas de diversidades físicas, bióticas, econômicas e sociais; integrar gestão ambiental e gestão agrícola; articular ações em conjunto com órgãos governamentais e demais segmentos da sociedade.

A Política de Mananciais PCJ funciona como ferramenta de apoio à conservação das águas, do solo, da vegetação nativa, das áreas úmidas, dos brejos, das lagoas marginaise de nascentes. Tal ferramenta garante acesso de forma segura e protegida aos recursos hídricos, além de orientar iniciativas voluntárias de recuperação.

“Esta visita foi muito propositiva para nós. Vamos ter a continuidade de governo e a preservação de afluentes que abastecem São Pedro se faz muito necessária. Uma das nossas propostas é aumentar e melhorar a captação, tratamento de água, armazenamento e distribuição. Preservar nascentes é garantir o recurso hídrico natural e, acima de tudo, cuidar do meio ambiente”, disse Thiago Silva.

 

Publicado em: 22/12/2020 15:45

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.