São Pedro fará no dia 25 luta contra a Hanseníase

12552615_980795301957078_1548316595969339452_n

Dia Mundial de luta contra a Hanseníase terá orientação à população nas unidades de saúde do município

O Ministério da Saúde está reforçando a importância do diagnóstico na fase inicial da Hanseníase, que, com tratamento, leva o paciente à cura. Uma campanha realizada em 2015 está tendo continuidade agora com o slogan “Hanseníase: Quanto antes você descobrir mais cedo vai se curar”.

Em São Pedro, as Unidades Básicas de Saúde estarão orientando os pacientes com os sintomas da doença infecciosa e contagiosa, que afeta principalmente a pele, olhos e nervos. Os pacientes infectados eliminam os bacilos através das secreções nasais, saliva, tosse ou espirro, podendo então transmitir a doença, que embora contagiosa, não está como alta complexidade.

Ainda com muito preconceito em relação à doença, a Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação – CGHDE/DEVIT/SVS/MS, em parcerias com as Secretarias Estaduais e Municipais resolveu dar continuidade a campanha, com intuito de alertar a sociedade sobre os sinais e sintomas, incentivando a procura pelos serviços de saúde, mobilização dos profissionais de saúde quanto à busca ativa de casos novos e realização de exames e divulgação da oferta de tratamento completo pelo SUS.

SINAIS E SINTOMAS – Os principais sintomas da hanseníase são manchas pardas na pele, sensação de formigamento nas extremidades, insensibilidade térmica, à dor e ao tato, ausência da secreção de suor nessas áreas, caroços e placas em qualquer parte do corpo e diminuição da força muscular. A maioria das pessoas que entram em contato com o bacilo não desenvolve a hanseníase. Apenas 5% das pessoas acabam contraindo a doença. O período da incubação pode variar de meses até anos e pode estar ligada a fatores genéticos.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.