São Pedro fará no dia 25 luta contra a Hanseníase
Dia Mundial de luta contra a Hanseníase terá orientação à população nas unidades de saúde do município
O Ministério da Saúde está reforçando a importância do diagnóstico na fase inicial da Hanseníase, que, com tratamento, leva o paciente à cura. Uma campanha realizada em 2015 está tendo continuidade agora com o slogan “Hanseníase: Quanto antes você descobrir mais cedo vai se curar”.
Em São Pedro, as Unidades Básicas de Saúde estarão orientando os pacientes com os sintomas da doença infecciosa e contagiosa, que afeta principalmente a pele, olhos e nervos. Os pacientes infectados eliminam os bacilos através das secreções nasais, saliva, tosse ou espirro, podendo então transmitir a doença, que embora contagiosa, não está como alta complexidade.
Ainda com muito preconceito em relação à doença, a Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação – CGHDE/DEVIT/SVS/MS, em parcerias com as Secretarias Estaduais e Municipais resolveu dar continuidade a campanha, com intuito de alertar a sociedade sobre os sinais e sintomas, incentivando a procura pelos serviços de saúde, mobilização dos profissionais de saúde quanto à busca ativa de casos novos e realização de exames e divulgação da oferta de tratamento completo pelo SUS.
SINAIS E SINTOMAS – Os principais sintomas da hanseníase são manchas pardas na pele, sensação de formigamento nas extremidades, insensibilidade térmica, à dor e ao tato, ausência da secreção de suor nessas áreas, caroços e placas em qualquer parte do corpo e diminuição da força muscular. A maioria das pessoas que entram em contato com o bacilo não desenvolve a hanseníase. Apenas 5% das pessoas acabam contraindo a doença. O período da incubação pode variar de meses até anos e pode estar ligada a fatores genéticos.
Publicado em: 14/01/2016 14:12