São Pedro é "tricampeã" como melhor do país em gestão fiscal, aponta Firjan

São Pedro é, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor do país em gestão fiscal, aponta o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Em quatro indicadores analisados – autonomia, gastos com pessoal, investimento e liquidez, São Pedro recebeu a nota máxima, característica que garantiu o maior índice do Brasil na avaliação que tem 2020 como ano-base. Os municípios de Parnaíba, Gavião Peixoto e Tambaú também registraram os índices máximos e formam o topo do ranking da avaliação.  

O levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) analisou dados de 5.239 cidades brasileiras que declararam as contas de 2020 de forma consistente até 10 de agosto de 2021. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que até 30 de abril de cada ano as prefeituras devem encaminhar suas declarações referentes ao ano anterior à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Na média, os municípios brasileiros registraram 0,5456 ponto. O estudo aponta que 3.024 cidades brasileiras têm situação fiscal difícil ou crítica.

De acordo com a análise, o quadro é preocupante e a dificuldade de geração de receita pelos municípios é o principal entrave para a melhora das contas públicas. No Estado de São Paulo, foram avaliados 630 dos 645 municípios, que, na média, atingiram 0,6204 ponto. Em São Paulo, 254 cidades possuem situação fiscal difícil ou crítica. O índice varia de zero a um, sendo que, quanto mais próximo de um, melhor a gestão fiscal. Desde 2018, o índice atribuído a São Pedro é 1, a nota máxima.

DIFERENCIAL - Para o prefeito Thiago Silva, o levantamento comprova a percepção já observada de que São Pedro está em uma situação diferenciada em relação à gestão fiscal.“Desde o início do ano não paramos as atividades, apesar da pandemia. Fizemos e estamos fazendo obras, aquisição de equipamentos, maquinários e veículos, tudo com planejamento e isso é possível graças a boa gestão fiscal iniciada pelo ex-prefeito Helinho Zanatta em nosso município”, disse.

É o segundo destaque de São Pedro só em 2020. O município foi também finalista no Prêmio Band Cidades Excelentes e ficou em primeiro lugar na mesorregião de Piracicaba, divisão que inclui 26 cidades, no índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), levantamento que monitora o emprego, a renda, a educação e a saúde de todos os municípios brasileiros.

Publicado em: 28/10/2021 17:21

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.