São Pedro é destaque em levantamento que mede excelência dos municípios

Estância foi a primeira colocada na região formada por 26 cidades

São Pedro é a primeira colocada na mesorregião de Piracicaba, divisão que inclui 26 cidades, no índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), levantamento que monitora o emprego, a renda, a educação e a saúde de todos os municípios brasileiros.

A ferramenta desenvolvida pelo Instituto Aquila é uma plataforma baseada em Inteligência Artificial que a partir de um algoritmo consolida resultados de 41 indicadores em uma única nota final.

Para compor o índice são avaliados cinco patamares: eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. Os números formam o IGMA, que utiliza dados públicos e é atualizado automaticamente.

Quanto mais próximo de 100, mais desenvolvido é o município. Quando a cidade está entre 65 e 80, significa bom desempenho gerencial. Entre 50 e 65, algum pilar precisa ser revisto e quando o índice é menor que 50, o município é considerado em estado crítico

O IGMA de São Pedro é 73,68, índice que garante a classificação de cidade como desenvolvida. Entre os patamares avaliados, a melhor classificação de São Pedro é no índice Eficiência Fiscal e Transparência, com 86,60, número que garante a classificação de excelência para esta área. Com exceção de saúde e bem estar, os outros índices estão na classificação de desenvolvida.

“Esses dados demonstram que São Pedro trilhou e continua trilhando um caminho seguro em busca do desenvolvimento sustentável e de um futuro cada vez mais promissor”, destaca o prefeito Thiago Silva.

DESTAQUE – Os bons resultados de São Pedro colocam o município entre os destaques das cidades que têm entre 30 mil e 100 mil habitantes e o habilitam a ser uma das cidades vencedoras do Prêmio Band Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes e Instituto Áquila para incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros com a premiação das boas práticas da gestão pública. A premiação deve ser anunciada até o final de 2021.

HISTÓRICO - Esta não é a primeira vez que São Pedro se destaca em levantamentos nacionais. Em 2019, um estudo da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) que avaliou as contas de 5.337 municípios brasileiros, indicou São Pedro como a primeira do país em gestão fiscal. Nesta avaliação, o município registrou nota máxima em todos os índices avaliados: autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos Em 2016, São Pedro foi a cidade com melhor gestão fiscal do Estado e a terceira no país. Em 2017, segunda no Estado e quinta no país.

Publicado em: 30/09/2021 17:47

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.