Santa Casa completa 115 anos e comemora avanços

Fundada em 18 de dezembro de 1904, a Santa Casa de São Pedro celebra seus 115 anos na próxima quarta-feira e o momento é de crescimento e avanços.

Após um período muito difícil, quando o hospital chegou a ser interditado, perdeu a filantropia e teve o prédio encaminhado para leilão para pagamento de dívidas, hoje o renascido Hospital São Lucas é referência na região. São atendidos pacientes de 32 cidades, das regionais de Piracicaba e de Jaú.

O número de cirurgias realizadas no Hospital Beneficente São Lucas, a Santa Casa de São Pedro, passou de 1.493 em 2016 para 2.865 em 2018, crescimento de 92%. A alta continua em 2019, quando foram registradas, até o início de dezembro, 2.310 cirurgias SUS, 115 cirurgias pelo Pró- Santa Casa e 55 cirurgias por convênios ou particulares.

A gestão dos recursos de maneira séria e planejada, permitiu o pagamento e negociação das dívidas e a recuperação da saúde financeira do hospital, que, com apoio da população e de parlamentares que destinam recursos, hoje conta com um Centro Cirúrgico plenamente equipado, com três salas, um Centro de Diagnóstico por Imagens e 62 leitos, todos reformados e modernizados.

Todas estas mudanças refletem-se no dia-a-dia dos pacientes, que encontram atendimento eficiente e humanizado sem precisarem deslocar-se de São Pedro.

Silas Araújo, paciente que fez os exames pré-operatórios para implantação de uma prótese ortopédica todos na Santa Casa, comemora o fato de não ter que sair de São Pedro para a realização dos testes e a rapidez com que foi atendido: “Fiz todos meus exames aqui em São Pedro e isso facilita muito, pois se eu tivesse que aguardar para fazer isso na região, demoraria muito”.

O médico Luciano Sampaio destaca a compra dos novos equipamentos cirúrgicos, que ampliaram a qualidade dos serviços prestados e a capacidade de atendimento: “hoje podemos realizar várias cirurgias de pequena e média complexidade no mesmo dia, graças aos equipamentos de última geração e aos investimentos feitos também em instrumentos cirúrgicos, de maneira que não precisamos de intervalos entre um procedimento e outro, graças à compra dos novos aparelhos e kits de instrumentos”.

A paciente Dalva Theodoro Pratte  destacou o excelente atendimento prestado pela equipe quando passou por uma cirurgia de vesícula: “todos, desde a atendente que me recebeu, anteriormente na realização dos exames, enfermeiros, todos muito atenciosos. Sem falar do doutor Luciano, que é uma alma iluminada, um homem muito bom e um excelente médico”.

MAIS OFERTA DE SERVIÇOS - A próxima etapa, agora, no fortalecimento do hospital como referência regional, será a inauguração do tomógrafo, que já está sendo instalado e depende apenas de uma adaptação da instalação elétrica para começar a operar. “Já estamos tomando as providências para troca do transformador da rede, e dentro de mais algumas semanas devemos finalizar a instalação”, explica Miriam Souza, secretária de Saúde e interventora do hospital. “Não poderíamos chegar a esta data comemorativa para a Santa Casa em melhor momento: hoje temos uma equipe altamente qualificada, equipamentos e instalações modernos e isso nos possibilita ofertar um serviço de primeiríssima qualidade para nossa população e até mesmo para pacientes das cidades vizinhas”.

O prefeito Helinho Zanatta aproveitou a data para lembrar da importância daqueles que trabalharam duramente pelas conquistas que a Santa Casa recebeu, como os deputados que fizeram a destinação de emendas e, sobretudo, aqueles colaboradores que nunca deixaram de acreditar na Santa Casa. “Na pessoa do doutor Oswaldo Okuso, agradecemos a todos que dedicaram suas vidas a este município, servindo a população na Santa Casa de São Pedro. Foram tempos difíceis, mas hoje temos uma Santa Casa à altura do que nossa cidade merece, e isso se deve à dedicação destes profissionais que lutaram duramente, sob condições insuficientes, mas sem esmorecer, e hoje podemos oferecer a todos condições dignas de trabalho e atendimento de qualidade para os pacientes. Desde o começo de nossa gestão, recuperar a Santa Casa era a prioridade, por isso comemoramos esta data com tanto entusiasmo: A Santa Casa é do povo de São Pedro, novamente, e com a qualidade que o povo precisa”, finaliza Helinho.

   

 

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.