Santa Casa, Câmara, Cristo e Biblioteca ganham iluminação rosa

img_5959

Como parte das atividades realizadas para celebrar o Outubro Rosa, movimento iniciado na década de 1990 para promover a conscientização sobre o câncer de mama e contribuir para a redução da mortalidade, a Prefeitura de São Pedro, por meio das Secretarias de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer e Saúde e Desenvolvimento Social iluminou espaços da cidade de rosa e vai fazer distribuição de material informativo sobre a importância da prevenção nas unidades básicas de saúde.

O Cristo, a Câmara Municipal, a Santa Casa e a Biblioteca Gustavo Teixeira receberam a iluminação especial.

CAMPANHA – “Câncer de Mama – Vamos falar sobre isso” é o tema da campanha realizada este ano pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer). O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil e depois do câncer de pele responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano, de acordo com o Ministério da Saúde.

A mensagem reforça o debate para que a população participe das atividades promovidas em todo o país e enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. As ações de conscientização visam disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

De acordo com o Inca, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são, de acordo com material divulgado pelo Ministério da Saúde, fatores ambientais e comportamentais, fatores da história reprodutiva e hormonal e fatores genéticos e hereditários.

Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

SINTOMAS - Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço. Em caso de qualquer alteração, o serviço de saúde deve ser procurado.

img_5962

img_5965

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.