Saaesp dá início às obras de troca de rede de água

Investimento de R$ 2,3 milhões vai garantir diminuição na perda de água

As obras do Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) para implantação de ações de combate a perdas de água foram iniciadas. O investimento de aproximadamente R$ 2,3 milhões do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) garante substituição de redes de água com o objetivo de melhorar o sistema de abastecimento e reduzir perdas de água tratada.

As obras executadas agora são fruto de planejamento iniciado em 2013 e cumprem ações propostas no Plano Diretor de Saneamento, Agenda 2025 e no Plano Diretor de Combate às Perdas, elaborado em 2014 pelo Comitê das Bacias Hidrográficas PCJ para 14 municípios.

Para trocar as redes, algumas com mais de 100 anos, serão abertas valas no asfalto e, em alguns casos, nas calçadas. A reposição do pavimento será feita após a finalização do serviço e todos os cuidados referentes ao trânsito de veículos e pedestres serão tomados. “Os trabalhos serão executados com segurança e qualidade, sempre com o objetivo de melhor atender o munícipe”, destaca o diretor-presidente do Saaesp, Thiago Silva.

O método não destrutivo – MND – é o usado para a realização das obras, que tem entre as vantagens o uso de redes de polietileno, material plástico de vida útil superior a 50 anos; abertura de um número reduzido de valas; menos transtorno ao tráfego, pouca influência no entorno da obra (comércio e serviços) e menor tempo de obra.

No período das obras, o abastecimento de água será feito provisoriamente por meio de ligações aéreas chamadas de by pass, método que não compromete a medição de consumo via hidrômetro.

Na fase 1 serão feitas trocas nas ruas José Estanislau de Oliveira, no cruzamento com as ruas Valdomiro  M. da Silveira e Floriano Peixoto;  Maestro Benedito Quintino, no cruzamento com as ruas Antonio Teixeira de Barros e avenida Domingos Dante; avenida Getúlio Vargas, no cruzamento com a rua Valentim Amaral e Travessa São Benedito; na rua Vasco Altafim, no cruzamento com a rua Valentim Amaral e avenida Saudade e na travessa Bezerra de Menezes, no cruzamento com a rua Maestro Benedito Quintino e rua Otávio Modesto de Paula,  totalizando aproximadamente 2,3 km.

Thiago destaca também a importância de todos colaborarem para que o sistema funcione da melhor forma possível.  “Um detalhe importante é a instalação da caixa padrão do Saaesp. Juntos, podemos combater a perda e o desperdício de água em nosso município”, afirmou.

     

Publicado em: 20/03/2020 09:34

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.