Reunião na Educação aborda Base Comum Curricular

 

A Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã desta quinta-feira, 1º de março, a 1ª reunião de estruturação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. O encontro foi preparatório para o Dia D – 6 de março, data de mobilização para discussão, em todo país, da base.

 Nesta data, os participantes da reunião – coordenadores e diretores – vão debater com os professores as maneiras de implementar a BNCC. Em São Pedro, a base comum vai ser implantada em 2019, um ano antes do prazo estabelecido pelo MEC (Ministério da Educação).

Também participaram do encontro na Secretaria de Educação representantes da rede estadual de ensino, equipe técnica do Plano Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação.

 EDUCAÇÃO BÁSICA EM FOCO - A Base Nacional Comum Curricular é uma das estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação para melhorar a educação básica, que abrange a educação infantil, o ensino fundamental e o médio. O objetivo é estabelecer os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os estudantes brasileiros devem aprender em sua trajetória na educação básica, desde a educação infantil até o ensino médio. A Base busca promover equidade na formação dos alunos e servirá de norte para os professores em sala de aula.

 Há 10 competências gerais estabelecidas para contribuir para a construção de uma sociedade mais ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária, que respeite e promova a diversidade e os direitos humanos, sem preconceitos de qualquer natureza: conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, senso estético, comunicação, argumentação, cultura digital, autogestão, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação e autonomia.

 A BNCC serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias do ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam.

 
  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.