Reforma da Cozinha Piloto torna produção diária de 18 mil refeições mais dinâmica

Para preparar todos os dias as refeições servidas aos 5.200 alunos da rede municipal de ensino, além de estudantes das três escolas estaduais, Etec e Apae, a Cozinha Piloto começa a preparação dos alimentos por volta das 5h. Com a reforma recém concluída e compra de equipamentos, a dinâmica do preparo mudou e ganhou eficiência, como indica a nutricionista da Cozinha, Camila Cury Marques. “A instalação da coifa, mudanças no telhado, compra de fogão, caldeira e outros equipamentos melhoraram as condições de trabalho e o resultado”, disse.

O preparo de aproximadamente18 mil refeições diárias servidas inclui outros números grandiosos: produção de 10 mil pães, servidos no café da manhã, lanche da manhã e lanche da tarde; 160 kg de arroz, muitas vezes preparados com algum legume; 120 kg de feijão; 350 kg de carne bovina ou frango, além de salada, pelo menos de dois tipos, que são encaminhadas para as escolas.

 Há ainda produção de sopa para as crianças do berçário, além de frutas, leite e iogurte servidos no lanche.  O leite usado na merenda – 40 mil litros anuais e o iogurte – 60 mil frascos ao longo do ano -  tem como origem os programas de Agricultura Familiar e do Empreendedor Rural, que atendem famílias de São Pedro.

Camila ressalta também que as crianças podem repetir sem restrições. “Elas podem comer até sentirem-se satisfeitas”, diz a nutricionista que lidera a equipe de 22 funcionários da Cozinha Piloto que no ano passado produziu incríveis 2.988.813 refeições distribuídas em toda a rede.

Todos os dias são servidos nas escolas café da manhã, lanche da manhã e almoço para crianças que estudam de manhã. As que estudam no período vespertino recebem lanche da tarde e em algumas unidades, jantar. As que ficam na escola em período integral, recebem todas as refeições nos dois períodos.

O cardápio é elaborado de acordo com a faixa etária das crianças e as recomendações do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Crianças do berçário, por exemplo, são alimentadas, ao longo da semana, com sopa de carne com legumes, sopa de frango com feijão e batata, sopa de carne moída com abóbora e brocólis, sopa de frango com batata, cenoura, talos de brócolis e macarrão, entre outros itens estabelecidos no cardápio que leva em consideração também aspectos nutricionais.

MERENDA APROVADA – Matheus Esquerro, 15, aluno do 9º ano da Escola Municipal Gustavo Teixeira, almoça todos os dias na escola e aprova o cardápio. “É bom”, disse. Emanuel Borges, 10, aluno do 5º ano, não almoça todos os dias, mas na quinta-feira, quis experimentar o enrolado de frango com legumes servido no buffet recém adquirido pela escola, que permite que os próprios estudantes façam os pratos.

Nycolas de Paula,10, elegeu a salsicha com batata seu prato favorito. Maria Rita Marchi Bacci,10, gosta mais do macarrão com molho e carne moída enquanto as alunas Monica Bueno, 10, e Yasmin Moreira, 10, apontaram o frango como alimento preferido servido na merenda.

Na Emeb Gustavo Teixeira há 600 alunos matriculados e almoçam na escola, em média, 230 alunos todos os dias.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.