Reajuste dos servidores causará impacto anual de R$ 2 milhões

O reajuste de 6,15% concedido pela Prefeitura de São Pedro aos servidores públicos municipais vai causar impacto de R$ 2 milhões no Orçamento do município.  O índice aplicado aos vencimentos pagos aos servidores no dia 7 de maio veio acompanhado por mudanças também na jornada de trabalho de professores do ensino infantil, com atendimento à legislação que reorganiza a jornada de trabalho do magistério e trata da obrigatoriedade do professor passar dois terços da jornada com o aluno e um terço de trabalho pedagógico fora da sala de aula. Com o novo índice, os professores da rede municipal contratados por 30 horas semanais passaram a receber salário de, no mínimo, R$ 1.175,25. A mudança garante ainda uma reivindicação antiga da categoria, que é o pagamento do piso nacional vigente aos professores. Do impacto gerado no Orçamento, cerca de R$ 1 milhão representa os ajustes feitos aos  265 professores que atuam na rede municipal. A categoria pode ter novas mudanças nos valores dos vencimentos se portaria do MEC (Ministério da Educação e Cultura) que define o piso dos servidores indicar índice maior que o aplicado. Outra meta da Administração Municipal é reduzir o número de faltas. Só entre os professores foram registradas 4.364 faltas em 2013. Considerado o total de 87.348 horas trabalhadas no ano pelos professores, o número de faltas representa 5% deste montante, ou um valor próximo de R$ 34 mil ao ano. No período de janeiro a abril deste ano foram 372 faltas, das quais 37 justificadas, 16 injustificadas e 319 com apresentação de atestado médico e 156 abonadas. Entre as medidas adotadas para mudar estes números está o reforço nas ações relacionadas à Medicina e Segurança Ocupacional do Trabalho e saúde do trabalhador. Com este trabalho, a Prefeitura de São Pedro espera ter melhores condições para avaliar as motivações do número significativo de faltas que prejudicam o município, não apenas financeiramente, mas também no rendimento dos alunos, por exemplo, que pode ser prejudicado pelo grande número de professor substituto atuando em sala de aula.  
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