Propriedade de São Pedro é tema de reportagem de página especializada em orgânicos

A convite da Casa da Agricultura de São Pedro, a equipe do Orgânico Simples, página especializada em orgânicos e estilo de vida saudável, realizou nos dias 13 e 14 de agosto filmagens das atividades da propriedade rural Chácara Videira, de propriedade de Valter e Lea Veroneze.

Para mostrar ações ligadas à agricultura orgânica, agroecologia e permacultura que estão ocorrendo na região, a equipe da página acompanhou dois dias de intensa atividade na propriedade rural. Na propriedade ocorre também o curso de Olericultura Orgânica, parceria entre Sindicato Rural de Charqueada e Casa da Agricultura.

A equipe acompanhou o manejo de solo, plantio de mudas, elaboração de caldas protetoras, além de uma oficina sobre elaboração de adobe, ou tijolos feitos de argila e palha, proferida pela bioarquiteta Karol Bombini, de São Pedro.

“É importante mostrar as ações que vem ocorrendo em São Pedro, tendo em vista que estamos em uma região dominada pelo monocultivo principalmente da cana-de-açúcar”, destaca Leandro Biral, responsável pela Casa da Agricultura de São Pedro. Ele destaca também que ações de sucesso da agricultura familiar devem ser demonstradas a todos, como uma forma de produção sustentável de alimentos. “A propriedade do casal Lea e Valter é destaque e referência na produção limpa e eles tem participado de inúmeras políticas públicas implementadas no município, como Curso de Turismo Rural, além da feira livre”, complementou Biral.

“A retomada das técnicas tradicionais, como o pau-a-pique, a tinta de terra, resgate de sementes crioulas, plantio seguindo o calendário lunar entre outras proporcionam o empoderamento ao homem, traz de volta a autonomia e a capacidade de criação dele, sem contar que essas tecnologias são mais baratas e acessíveis a todos”, completou Karol Bombini, apoiadora do projeto.

A reportagem deve ir ao ar em cerca de 15 dias e poderá ser acessada pelos canais:

https://www.facebook.com/projetoorganicosimples/ ou https://www.youtube.com/channel/UCy0wEcM4ECpwOQ278n-X4AQ

A equipe de reportagem deve voltar ao local na época da colheita das uvas orgânicas produzidas na propriedade.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.