
Para auxiliar no processo educacional dos alunos da rede municipal de ensino de São Pedro, são desenvolvidos vários projetos especiais que trabalham conceitos importantes de forma diferenciada, sempre com o objetivo de fortalecer o aprendizado.
Um dos exemplos é o projeto Hortas Escolares, desenvolvido nas Emebs Iracy Bertochi, no alto da serra e Dr. Celso Silveira Mello, no bairro Vertentes. A coordenação do projeto é do professor do Departamento de Economia, Sociologia e Extensão Rural da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Ademir de Lucas.
“O projeto das hortas escolares começou em 2014 na Emeb Iracy Bertochi e em 2016 passamos a fazer no integral na Iracy e Dr. Celso Silveira Mello, no bairro Vertentes. A ideia é trabalhar com crianças que vivem na Zona Rural e mostrar a eles que existe uma outra forma de fazer agricultura, diferente da tradicional”, conta o professor.
Os legumes e verduras produzidos nas hortas existentes nas duas escolas não recebem nenhum tipo de herbicida, inseticida ou controlador de praga. “É um sistema de produção agroecológico, orgânico”, avisa o professor.
Outros temas abordados nas aulas são a reciclagem, reutilização de materiais e o destino correto do lixo. “A horta é um motivo para trabalhar a sustentabilidade, o ambiente, mostrar uma produção mais limpa e saudável”, destaca Lucas.
Como atividade complementar do projeto, o professor organizou uma visita dos alunos à Esalq. Eles conheceram vários departamentos e atividades realizadas, como o USP Recicla. “O principal objetivo da visita é mostrar que este (a universidade) é um local acessível para todos, incentivá-los a vir. Se chegarem aqui com outro conceito, de que é possível fazer uma agricultura mais sustentável, será muito bom”.
ENSINO HÍBRIDO – Outro exemplo de atividade diferenciada realizada na rede municipal de ensino é chamado ensino híbrido, atividade realizada em sala de aula pelo professor de Português da Emeb Gustavo Teixeira, Álvaro Souza. “Alia a tecnologia que os estudantes gostam com o conteúdo tradicional e eles acabam por se envolver com o conteúdo em função do mundo virtual, tecnológico, que a gente traz para as aulas”, conta o professor.
Despertar interesse pela leitura e a autonomia dos alunos também são objetivos da aula que conta com o uso de um netbook. O professor divide a sala em grupos que trabalham de forma simultânea. Eles assistem vídeos relacionados ao conteúdo e depois discutem o tema em conjunto.
“Este tipo de atividade facilita o trabalho, desperta o prazer pela leitura e também estimula a integração”, destaca o professor que realiza este tipo de atividade para alunos dos oitavos e nonos anos da escola.
Os alunos aprovam a proposta. “Acho bem legal. Antes só tinha a opinião do professor e hoje têm mais chances de ouvir nossos colegas, o professor, as videoaulas e ainda dá para pesquisar na internet sobre o assunto”, comenta Fernando de Oliveira Figueiredo, 13, do 8º ano.
Para Alice Chaves, também de 13 anos, com os vídeos, as aulas ficaram mais didáticas. “Tem mais opções para explicação e o aprendizado é melhor”, avalia.
Estes são apenas alguns exemplos das várias atividades diferenciadas realizadas na rede municipal de ensino, sempre com o objetivo de estimular o conhecimento e aprendizado.
Publicado em: 24/11/2017 14:43