Projeto Museu na Escola realiza atividade na Emeb Ricarda de Paiva Lima Berzin

O Projeto Museu na Escola, inspirado no tema “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”, proposto pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) realizou uma atividade piloto na Emeb Ricarda de Paiva de Lima Berzin. A ação, feita em parceria com a Secretaria de Educação, faz parte da Semana Nacional de Museus, realizada em maio em todo o país e que tem como proposta discutir o papel dos museus como centro emanadores e receptores de práticas, costumes e pensamentos relacionados à cultura. 

Para despertar nos alunos interesse pelo Museu, no caso específico o Museu Gustavo Teixeira, a atividade realizada na Emeb Ricarda com alunos do 7º ano levou ao local dois “personagens” importantes da cultura da cidade: o próprio Gustavo Teixeira, e Maria, uma senhora que faz bordados.

Depois de apresentarem-se aos alunos, os personagens reuniram os estudantes em grupos e mostraram objetos para que eles respondessem perguntas sobre sua origem, utilidade, importância e período.

Alguns dos objetos mostrados, como o mata-borrão, por exemplo, foram vistos como verdadeiros enigmas pelos estudantes, que também avaliaram cartões-postais, uma câmera Rolleiflex, uma amostra de bordado e uma caneta bico de pena.

Também foram realizadas conversas temáticas com os alunos sobre o bordado e leitura de poesias de Gustavo Teixeira.

Idealizadora do projeto, a coordenadora de Cultura Sandra Golinelli explica que a proposta é realizar a atividade, que tem a coordenação de Ana Torrejais e a participação da contadora de histórias Natália de Melo, em outras escolas.

“O mais importante neste projeto é salvaguardar e valorizar a história de São Pedro, que se insere em um contexto regional abrangente e inscrito no universo simbólico da cultura caipira a sertaneja”, destaca Sandra.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.