Programa Avança Saúde São Pedro realizou 8.465 exames em janeiro

Acordar de madrugada e enfrentar longas filas para fazer exame médico virou coisa do passado na vida do motorista Marcelo Eduardo de Oliveira, de 53 anos. Graças ao Programa Avança Saúde São Pedro, lançado recentemente pela Prefeitura, agora ele e todos os demais pacientes da rede municipal de saúde realizam diversos procedimentos na unidade de saúde mais próxima da própria residência. Além da agilidade no atendimento, o usuário recebe na hora uma carteirinha com o número do protocolo e uma senha para acompanhar o resultado pelo próprio celular. No último mês, município realizou 8.465 exames.

Morador há 23 anos do bairro Nova São Pedro 2, o motorista explicou que desde que sofreu um infarto realiza exames de rotina com frequência. "A gente tinha que ir ao laboratório da Santa Casa antes das seis horas da manhã e ficar horas esperando ser chamado. Agora, tudo mudou para melhor. O atendimento é excelente e não demora mais de 15 minutos", contou Oliveira, que é atendido na UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova São Pedro. "Além da rapidez, agora ainda temos a tecnologia a nosso favor", destacou. 

Para aposentada Eliana Marques, de 63 anos, a praticidade e a rapidez fazem toda a diferença quando o assunto é saúde. "Colher os exames aqui na própria unidade já é um grande avanço, mas acompanhar os resultados pelo próprio celular com certeza vai tornar o processo ainda mais rápido. A Saúde de São Pedro está com nota 10", declarou Eliana.  

Segundo a enfermeira e coordenadora da UBS Nova São Pedro Aline Temporim, o processo é prático. "Fazemos a coleta e o paciente já recebe a carteirinha com todas as orientações sobre o protocolo e senha para acompanhar o resultado. Aliás, se precisar imprimir e só comparecer ao posto e fazemos", disse. Ela também explicou que cada unidade faz sua agenda. "Aqui a coleta de exames acontece de segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 7h às 8h, sempre como horário marcado".  

AVANÇA SAÚDE - O Avança Saúde São Pedro veio mesmo para acabar com as longas esperas por exames e cirurgias na rede municipal de saúde. Nos últimos meses, todas as unidades de saúde da cidade passaram a contar com equipes capacitadas e a infraestrutura necessária para coletar exames como hemograma, urina, glicemia, sódio, potássio, uréia creatinina e outros mais complexos.  

De acordo com a secretária de Saúde, Carolina Figueiredo, somente no mês de janeiro, dos 8.465 exames realizados pelo município, 1.033 foram na UBS Nova São Pedro, 1.044 na UBS do Dorothea, 2.762 na Umis (Unidade Mista de Saúde), e 2.078 na UBS São Dimas.  

"O objetivo do programa Avança Saúde São Pedro é exatamente esse: trazer mais agilidade e visibilidade nas principais necessidades da população. Assim, conseguimos intervir em situações que estavam travando o sistema, como exames e cirurgias. O governo do Thiago Silva está investindo recursos do próprio município para que pacientes do SUS tenham uma resolução sem interferência em pelo menos 30 dias; essa é nossa meta", explicou Carolina.  

Além dos exames, o programa Avança Saúde inclui cirurgias em diversas especialidades, como cirurgia geral, gastro, ortopédicas, ginecológicas, urológicas, oftalmológicas, otorrinolaringoógicas e vasculares. Também já está na lista de exames cateterismo, endoscopia, colonoscopia, Holter 24 horas, ecocardiografia transtorácica, ecocardiografia e diversos tipos de ultrassonografia. Para saber os dias e horários de coleta de exames é preciso buscar informações em cada unidade. No site da prefeitura tem todos os contatos: https://www.saopedro.sp.gov.br/saude-e-desenvolvimento-social.

Publicado em: 16/02/2022 17:56

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.