Profissionais da Rede Municipal de Educação participam de palestra on-line

“Metodologias Ativas” foi o tema da palestra do assessor pedagógico Marcus Felipe Scozzafave Arantes Carvalho, destinada a professores de Ensino Infantil, Fundamental I e Fundamental II da rede municipal de ensino de São Pedro. Realizada nos dias 12 e 13 de abril, por meio de videoconferência, a atividade é fruto do projeto “Acerta Brasil”, que tem objetivo de aprimorar a aprendizagem dos alunos no desenvolvimento de habilidades e competências.

A atividade aconteceu nos Horários de Trabalhos Pedagógicos Coletivos (HTPC) e a palestra serviu para contextualizar o período atual com métodos de aprendizagens abordados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Com os alunos no centro do processo de ensino/aprendizagem, Scozzafave falou sobre o professor assumir um papel de mediador perante os novos meios de se consumir informação, orientando os alunos para fontes seguras. Com exemplos de práticas metodológicas que relacionem o conteúdo teórico com a realidade das crianças, apontou que o caminho da inovação está na prática e não nos recursos.

Para realização das Metodologias Ativas, o palestrante definiu como base um bom planejamento. Não deixou de lado os reflexos da problemática da falta de convívio social para estudantes e docentes.  Ao final, foram abertas perguntas para os profissionais da rede.

A coordenadora geral de Ensino Fundamental II, Fernanda Golineli, avaliou positivamente o evento. “A palestra foi algo bem positivo e enriquecedor”, definiu.   

Uma outra palestra de formação do “Acerta Brasil” sobre “Ensino Hibrido” está prevista para maio, em data a ser definida. 

Publicado em: 16/04/2021 09:30

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.