Professores participam de formação

dsc_1432

Foi realizada na quarta-feira, dia 16, na Secretaria Municipal de Educação, formação para o grupo de São Pedro que integra o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). No município, a formação é composta por 59 professores alfabetizadores (1º ano ao 3º Ano do Ensino Fundamental), dez professores coordenadores, três orientadores de estudos e uma coordenação municipal.

Em encontros semanais, os integrantes totalizam 100 horas de formação realizada pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, distribuídas em horas presenciais de formação, horas de formação on line e práticas em exercício da função.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos Estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

As ações realizadas nos encontros que serão aplicadas ao longo de 2017 apoiam as práticas de alfabetização e letramento, promovem a reflexão das práticas pedagógicas e asseguram o acompanhamento das ações propostas pelo programa.

O Programa abrange a alfabetização em Língua Portuguesa e em Matemática e tem por principais objetivos garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino, estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental, assim como reduzir a distorção idade-série na Educação Básica, melhorar o índice de Desenvolvimento da Educação Básica, contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores alfabetizadores e construir propostas para a definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.

Com a formação continuada dos professores alfabetizadores, o programa traz uma nova perspectiva do processo de ensino-aprendizagem, aprimorando as ações didáticas.

A coordenação municipal é realizada pela professora Samanta Alves Almozara Bontorim, e as orientadoras dos grupos de estudos são as professoras Doralice Campos Costa Zinni, Sandra Maria de Vasconcelos Baltieri e Sandra Regina da Silva.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.