Professores da rede municipal de ensino participam de pesquisa para mestrado

Qual a viabilidade do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino fundamental? Essa dúvida norteou o trabalho de mestrado do professor Celso Luis Cury Ferreira, que dá aulas na rede estadual de São Pedro. Para ajudar a responder a questão, o professor reuniu professores da rede municipal de ensino e realizou oito encontros entre agosto e setembro de 2019. A parceria com a Secretaria Municipal de Educação rendeu discussões teóricas sobre o tema e aplicações práticas, como provas realizadas no computador, por exemplo.

Na apresentação dos resultados dos estudos, os professores participantes apresentaram as atividades desenvolvidas com alunos da Emebs Gustavo Teixeira, Abdala Rahal Farhat Neto, Benedito Modesto de Paula, Ondina Mendes Parreira, Maria de Fátima do Amaral e Ricarda de Lima Paiva Berzin.

Participaram das atividades os professores Cainã de Oliveira, Álvaro Sousa, José Renato Rinaldi, Larissa Santos Aranha, Ivan Colodeto, Suelen Bontorim de Oliveira, Jeferson Correa, João Paulo Furlan e João Henrique Guastali. A experiência foi vista pelo grupo como oportunidade importante de avaliar outras formas de ensinar. “Uma janela de oportunidade foi aberta. As aulas foram sensacionais e as sementes foram plantadas”, resumiu Cainã.

Uma das atividades realizadas com os alunos foi uma prova feita no computador pelo professor José Renato Rinaldi, que leciona História. Além das questões no computador, outro diferencial da avaliação foi a inserção de vídeos sobre o assunto abordado na questão.

Os alunos do professor Cainã, que dá aulas de Educação Física, participaram de um game interativo. Os estudantes viam a pergunta em uma tela na sala de aula e respondiam no celular, com tempo determinado.

Houve também produção de vídeo com alunos falando sobre o uso da internet nos estudos, produzido pela professora Suelen, que dá aulas de inglês. Álvaro Sousa, professor de Português, mostrou resultados de trabalho já realizado que utiliza a tecnologia como aliada.

Todos os professores participantes aplicaram para os alunos - 106 responderam no total – questionários com perguntas sobre acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação, tipos de equipamento tecnológico disponíveis em casa, uso da internet, redes sociais, divulgações de fotos e imagens, encontros, assuntos que mais pesquisa, controle dos pais no uso da internet e outros.

No encontro com os professores, Ferreira agradeceu a participação de todos. “Foi um grupo nota 10. A partir desta experiência será possível construir muita coisa boa”, disse. Ele também destacou as reflexões e mudanças que podem nascer a partir destes encontros. Como aluno do mestrado, o professor já fez a qualificação de sua tese, que será apresentada no curso de mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF campus de Rio Claro, coordenado pela Unesp, em dezembro.

 

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.