Presente Cultural de Natal tem exposição e música

Registros de viagens realizadas nos últimos dez anos em trechos dos rios Tocantins, Araguaia, Xingu, Madeira, Juruá, Machadinho, Aripuanã, Tapajós e seus afluentes - Juruena e Teles Pires feitos por Antonio Pires, geólogo há mais de 40 anos, estão na exposição ‘Confluências’, que será aberta nesse sábado, dia 9, às 16h, no Museu Gustavo Teixeira. A atividade integra programação do Presente Cultural de Natal, especialmente preparada pela Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer.
Durante toda sua carreira e no decorrer de uma série de viagens pelo território brasileiro, Pires fotografou os diferentes aspectos dos componentes das paisagens no intuito de compreender a interação entre o relevo e seus fatores transformadores.
Ao longo de seus trabalhos nos rios da Amazônia, que se iniciaram em 1989, aprendeu a ver mais do que os aspectos geológicos da paisagem e dos rios, e passou a utilizar a fotografia não apenas como instrumento científico, mas como meio para registrar seu olhar sobre os lugares por onde passou.
A experiência tem motivado o geólogo a aprender a “fazer fotografias”, buscando um equilíbrio entre sensibilidade e racionalidade, em oposição a concepção da fotografia como instrumento de trabalho.
MÚSICA - No sábado, a programação musical começa às 9h, na Feira do Produtor, com a apresentação de Los Latinos. À noite, às 20h30, no coreto da praça Gustavo Teixeira, o grupo Choro de Saia faz a apresentação. Também no sábado à noite será realizada a inauguração do presépio instalado na praça e iluminação especial de Natal.
E para encerrar a programação do fim de semana, no domingo, dia 10, a apresentação será da Corporação Musical União Charqueadense, às 10h30, na Feira de Artes e Artesanato.
A programação segue até o dia 30, sempre aos fins de semana e aberta a todos os interessados.
Publicado em: 07/12/2017 17:42