Prefeitura vai recuperar mais de 15mil m² de calçada no município

Programa Calçada Nova foi criado para construir/reparar calçadas de imóveis públicos

A Prefeitura de São Pedro começa a executar, a partir de março, o programa Calçada Nova, criado com o intuito de construir/reparar mais de 15mil m² de calçada para os imóveis públicos da cidade. O programa foi anunciado pelo prefeito Thiago Silva na última terça-feira, dia do aniversário de 141 anos de São Pedro, durante ato cívico realizado no Hospital São Lucas (a Santa Casa de São Pedro). A execução dos serviços acontece com recursos próprios do município. A licitação já foi concluída e o valor do investimento para o programa é de R$ 359.778.

Para o prefeito Thiago Silva, a mobilidade das pessoas, de forma segura, é fundamental no planejamento de uma cidade. “Uma calçada bem construída melhora a qualidade de vida das crianças, gestantes, idosos e pessoas com deficiência, por isso criamos o Calçada Nova, para deixar São Pedro cada vez mais preparada para todos”, comentou o chefe do Executivo.

O início do programa Calçada Nova será na serra do bairro Colinas, de acordo com o Secretário de Obras, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Luis Carlos Piedade (Caio). Ele comentou que em seguida será montado um cronograma para a execução dos serviços em outras regiões do município conforme a necessidade. “Vamos analisar como será o desenvolvimento do trabalho no bairro Colinas e, na sequência, levaremos o programa a outros locais da cidade, aprimorando os serviços para tornar o passeio público seguro às pessoas”, explicou.

Ainda conforme Caio, o programa Calçada Nova chega para potencializar os trabalhos que a Prefeitura realiza há pelo menos dois mandatos na construção e recuperação de calçadas e passeios públicos. “A melhoria das vias para a circulação dos pedestres é constante na cidade. Junto das obras de pavimentação, por exemplo, também são construídas as calçadas, como ocorreu nos bairros Santana, Alpes, Vertentes, Floresta Escura e Prainha”, relatou.

PARTICULAR – É de responsabilidade do proprietário do imóvel a construção adequada e a manutenção em perfeito estado de conservação da própria calçada. Caso a prefeitura constate irregularidades em calçadas de imóveis particulares, ela pode notificar o proprietário e cobrar do mesmo os reparos feitos pelo poder público, conforme consta na lei complementar nº 148, de novembro de 2017.

Publicado em: 24/02/2022 12:47

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.