Prefeitura investe R$ 315 mil em laboratórios de ciências para escolas municipais

Secretaria de Educação já está com materiais para distribuir às unidades escolares do Fundamental I e II

A Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, investiu R$ 315 mil em materiais e equipamentos para a montagem de laboratórios de ciências nas escolas municipais de ensino Fundamental I e II. Os instrumentos são provenientes do Cidepe (Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa), referência na área educacional, e já chegaram para serem distribuídos às unidades escolares. Serão montados ao todo 11 laboratórios ainda no primeiro semestre deste ano.

“Tanto a qualidade dos materiais quanto a dimensão do investimento na área é algo inédito na educação do município. Inovação e tecnologia de ponta nos norteiam”, falou a Secretária de Educação, Samanta Almozara Bontorim, acrescentando que com os laboratórios é possível potencializar as habilidades dos estudantes.

Os laboratórios compreendem dois conjuntos. O Conjunto Ciências da Natureza Fundamental I é destinado ao estudo experimental, laboratorial de ciências da natureza e realização de experimentos sobre ser humano e saúde, seleção natural, som, tato e visão. Os instrumentos que compõem este conjunto são tripés, lâminas, pinças, vidrarias, berçário de mudas, disco de Newton, câmara de olfato, modelo de torso humano, ouvido, olho e arcada dentária.

O outro conjunto é o de Ciências da Natureza Fundamental II, destinado ao estudo experimental das ciências da natureza, física, Terra e universo, mecânica dos sólidos, estática, dinâmica, conservação de energia, hidrostática, ondulatória, óptica geométrica, reflexão e refração da luz, química em geral, propriedades e características dos átomos, tabela periódica e estudo do comportamento dos gases. Entre os materiais que compõem este conjunto estão tripés, bolas, vidrarias, pinças, microscópio biológico monocular, plano inclinado, tábua de cruzamentos genéticos e equipamentos elétricos.

Junto dos materiais chegaram, também, os armários em que os equipamentos serão guardados após o uso. Todos os professores da rede municipal de ensino passarão por capacitação para utilização dos instrumentos com profissionais do Cidepe.

 “Com os laboratórios de ciências, a aprendizagem será otimizada, uma vez que o processo educativo acontece através da interação do estudante com o meio e com os desafios que surgem e aguçam a curiosidade. As habilidades trabalhadas em sala de aula poderão ser contextualizadas e exploradas na prática”, comentou a Coordenadora Geral de Fundamental II, Fernanda Golineli.

Publicado em: 04/03/2022 15:41

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.