Prefeitura de São Pedro contrata 56 agentes comunitários de saúde

Após realizar processo seletivo, a equipe da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social vai ganhar o reforço de 56 agentes comunitários de saúde. Os profissionais que passaram na seleção agora seguem os trâmites de admissão e após receberem treinamento vão começar a trabalhar na função que tem como principal objetivo reforçar a atenção básica na rede municipal de saúde.

“Os agentes comunitários de saúde são os olhos e ouvidos da Equipe de Saúde da Família. A principal função deles é criar o vínculo entre os usuários e a unidade de saúde e isso ajuda a entender e a atender  às necessidades de cada local”, explica o secretário de Saúde, Leandro Carneiro Sanches. 

O secretário conta também que os agentes vão trabalhar com tablets, cadastrando todos os usuários. “Os agentes verificam as condições de saúde, acompanham pessoas diagnosticadas com doenças crônicas, acamados ou com algum tipo de deficiência. É feito um mapeamento de toda situação pertinente à saúde”, cita o secretário ao comentar algumas das atividades realizadas pelos agentes.

Os dados levantados pela equipe são usados para planejamento de ações voltadas para o público atendido. São também os agentes que podem acionar as visitas domiciliares de médicos, especialmente para pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção que precisam de tratamentos específicos.

O fortalecimento da atenção básica tem como resultados práticos a melhora no atendimento nas unidades de saúde, já que com ações preventivas e eficazes, diminuem, por exemplo, os índices de internação.

“A rede municipal de saúde hoje está organizada, com uma equipe multidisciplinar que consegue oferecer atendimento estruturado na atenção básica. Nosso objetivo é garantir que a UPA concentre realmente os atendimentos de urgência e emergência”, complementa o secretário.

PLANEJAMENTO – A contratação dos 56 agentes vai aumentar a cobertura nas unidades de saúde. Na UBS do São Dimas, por exemplo, o número de agentes vai aumentar 80%, passando de 10 para 18 agentes. Na UBS Nova São Pedro, o crescimento é de 200%, com a contratação de 6 agentes, mesmo número de agentes contratados para as unidades de saúde nos bairros Dorothea, Alpes, Bela São Pedro e São Francisco. As unidades Santo Antonio e Primavera, que estavam sem agentes de saúde, vão passar a contar com 4.

A Secretaria de Saúde tem planos para ampliar o número de agentes de saúde para outras unidades, como a Umis e assim alcançar o índice de 80% da população atendida por este profissional.

Publicado em: 16/06/2022 15:52

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.