Prefeitura dá início aos trabalhos para encenação da Paixão de Cristo 2018

Primeira oficina acontece neste sábado, com foco na preparação do texto

A Prefeitura de São Pedro já deu início aos trabalhos para a tradicional encenação da Paixão de Cristo, que acontece nas ruas da cidade durante a Semana Santa. A intenção é aproveitar esse momento para oferecer também aos atores da cidade uma oportunidade de aprimorar a formação artística, através da oferta de oficinas e vivências, que, além da montagem de uma nova peça para este ano, possam ser aproveitadas como formação pelos interessados na carreira de ator.

O primeiro passo será a oficina "O teatro de rua na concepção dramatúrgica da Paixão de Cristo", ministrada pelo dramaturgo André Albino neste sábado, 6, a partir das 9h, na Escola Municipal Joaquim Norberto de Toledo, gratuita e aberta a todos os interessados. Na oficina, dividida em dois momentos, serão trabalhados elementos de dramaturgia e de teatro de rua, com enfoque no texto teatral, e no segundo momento, a adaptação do texto “Cristo, a Paixão”, para a encenação deste ano.

“Nesse primeiro momento, estamos focados em adaptar o texto que usaremos para a Paixão de 2018. E o André Albino é um dramaturgo já muito querido de nossos atores, pois são dele os últimos textos que usamos, e que foram de grande sucesso”, destaca Clarissa Quiararia, secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de São Pedro.

Clarissa também adiantou outras novidades que virão nos próximos dias. A secretaria firmou parceria com a escola de teatro Floreia, com sede em Piracicaba, para os trabalhos deste ano, já que grande parte dos integrantes da Salve! Cia. De Teatro, que é de São Pedro, hoje fazem parte do corpo da Floreia. “Como nossos atores já estão trabalhando com a Mariana e o Raphael na Floreia, vamos aproveitar essa sinergia para os trabalhos da Paixão de Cristo deste ano. Mas todos os interessados podem e devem participar! Teremos oficinas preparatórias e de seleção gratuitas acontecendo ao longo do mês de janeiro, e vamos programar as atividades de acordo com os inscritos, aproveitando as férias escolares dos jovens para que eles usufruam destas oficinas e aprimorem seus currículos artísticos”, ressalta, Clarissa.

Ivan Teixeira, responsável pela direção artística da secretaria de Turismo, esteve reunido com os diretores da Floreia na semana passada, acertando detalhes e dando início à concepção artística do espetáculo deste ano, que deve ter direção de arte, figurinos e adereços renovados. “Será muito gratificante trabalhar com o pessoal da Floreia. Percebemos neles o mesmo amor à arte que vimos nos nossos trabalhos, e uma ligação muito grande com São Pedro, já que ambos fizeram apresentações aqui nos Festivais de Teatro que realizamos em anos anteriores. Eles sentem que este é um momento de agradecer nossa cidade pelo carinho que receberam quando estiveram aqui como atores. Tenho certeza que será uma parceria de muito sucesso”, revela Ivan.

Interessados em participar da oficina deste sábado podem ir direto à Escola Joaquim Norberto de Toledo, às 9h, e aqueles que desejam se juntar às outras oficinas e vivências podem procurar a Secretaria de Turismo para buscar mais informações.

Serviço:

Oficina: “O teatro de rua na concepção dramatúrgica da Paixão de Cristo", ministrada pelo dramaturgo André Albino

Sábado, 6 de janeiro, a partir das 9h, na Escola Municipal Joaquim Norberto de Toledo

Gratuito

André Albino de Almeida é dramaturgo, doutor em Educação, mestre em             Linguística e graduado em Letras e em Filosofia, escreveu,dentre outras, as peças Fragmentos de um último inquérito (2017), A Paixão segundo São Pedro (2011), Na rota de uma estrela (2009), O poeta da solidão (2009), Festivais 60: a era de ouro (2008), O pequeno juízo da maldade imensa (2007). Em São Pedro, ministrou a oficina Palavra e  corpo no jogo do ator em cena (2010), com Carmen Ribeiro, e a palestra Trilhas do Teatro no Ocidente (2009).

Floreia! Espaço de Arte

Fruto de um sonho antigo do casal Raphael Taglialegna e Mariana Defendi, o Floreia Espaço de Arte é um lugar de encontros.

O rústico espaço que se encontra na Travessa Maria Monteiro, 77, na Vila Rezende em Piracicaba, abriga aulas de Teatro (infantil, teen, adulto e melhor idade), Yoga, Capoeira, Arco e Flecha, Violino e Cavaquinho.

Além das aulas artísticas, existe no Floreia um movimento de sensibilização, evolução pessoal, espiritualidade e bem-estar, através de encontros mensais de Sagrado Feminino, Constelação Familiar Sistêmica, Meditação Guiada e também consultas individuais de Terapias Energéticas (Ovoterapia, Construção do Totem, Cura Xamânica e Construção de Filtro dos Sonhos). Diversas oficinas esporádicas também acontecem no espaço.

O Floreia também é berço de apresentações teatrais entre outros eventos, como o “Cine Rampa” que é uma exibição de curta metragens projetados na porta de nosso galpão com a plateia sentada em nossa rampa, e, outro destaque é o “Garimpo”, um charmoso bazar de itens usados.

(19) 2533-6874 – 98426-1112

www.floreiaespacodearte.com.br

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.