Prefeitura conserta pontes em áreas rurais

A Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Rurais, finalizou nesta semana o conserto de duas importantes pontes de acesso na zona rural da cidade. Atendendo ao pedido de alguns moradores do bairro Macuco, o Poder Público investiu para reconstruir todo tablado e pilares do único meio de passagem das famílias daquela região. No alto da serra, no bairro do Gomes, outra equipe entrou com a mão de obra para refazer o assoalho da ponte que dá acesso às casas de aproximadamente 15 famílias.

No caso da ponte do Macuco, as famílias dos moradores José Palú, José Orlando Rota e Edgar Tuono colaboraram com parte da madeira usada na obra. A Prefeitura comprou o material restante e entrou com todo maquinário, equipamentos e mão de obra.

“Ficamos mais de 9 anos pedindo apoio da prefeitura para reconstruir aquela ponte. Houve tempos que atravessávamos o rio a pé para chegar em nossas casas. Mas graças a Deus, com o prefeito Helinho Zanatta, recebemos total atenção da sua equipe, que em poucos dias resolveu nosso antigo problema”, declarou Martina Fernandes Palu (64), que tem a propriedade no local há 27 anos.

Conforme o aposentado José Orlando Rota (73), a ponte passava por problemas desde 1967. “Durante todos esses anos, toda vez que caia uma chuva forte, boa parte da madeira era levada pelo rio. Mas eu fico feliz com a atenção dessa atual administração, que fez um trabalho muito bem feito”, declarou Rota, sobre a estrutura de 4,5 metros de comprimento, 3,5 de largura, e 3 metros de altura.

GOMES. Quem também está comemorando a reforma da ponte do bairro dos Gomes, no alto da serra, são os irmãos Job (77), Ciro (67) e Cecília Gomes de Oliveira (62). Eles contam que por conta da passagem de caminhões pesados, a única via de acesso entre seus sítios e a estrada vicinal João Dorigon ficou praticamente destruída. “Até falamos com o pessoal da empresa, mas só depois que a prefeitura entrou em contato e deu atenção ao nosso pedido, o conserto realmente foi feito”, disse Job de Oliveira.

Com apoio da Usina Tonon Bioenergia, que forneceu as pranchas de madeira, a Secretaria de Obras entrou com a mão de obra e equipamentos para refazer a ponte. A Prefeitura de São Pedro também vai instalar placas de sinalização para evitar a passagem de veículos pesados. “Não podemos permitir o tráfego caminhões naquele trecho. Com a sinalização, só poderá passar veículos com até 20 toneladas, como os carros dos moradores e ônibus escolar”, declarou Valdemir Reinato, coordenador de Serviços Rurais.

Publicado em: 14/10/2013 13:40

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.