Prefeitura assina contratos para construção de quadras cobertas
[caption id="attachment_6093" align="alignnone" width="300"]
Quadra da Emeb Gustavo Teixeira será reformada e terá cobertura[/caption]
Os contratos para a construção de quadras cobertas nas escolas municipais Ondina Mendes Parreira e Gustavo Teixeira foram assinados no dia 6 de abril, pela Prefeitura de São Pedro e pela empresa vencedora das licitações, a JL Engenharia e Construção Eireli.
A quadra da escola Professora Ondina Mendes Parreira vai custar R$ 477.540,00 e o prazo de execução é de seis meses, o mesmo estabelecido para a construção da quadra na Escola Gustavo Teixeira, que teve preço fixado em R$ 461.221,05. Os valores incluem fornecimento de mão de obra, equipamentos e materiais.
As quadras terão trave oficial completa com rede para futebol de salão, tabela completa com suporte e rede para basquete e poste oficial completo com rede para voleibol. O projeto também prevê a construção de vestiários masculino e feminino e banheiro adaptado para pessoas com necessidades especiais. As quadras das duas escolas terão área coberta de 904,83 metros quadrados cada.
“As construções serão um estímulo a mais à prática de atividade física, além de um reforço nas ações que estamos desenvolvendo para garantir o bem estar e aprendizado dos alunos”, afirma o prefeito Helinho Zanatta. O uso do local pela comunidade também foi destacado pelo prefeito. “Estamos estudando a melhor maneira de potencializar o uso destes espaços públicos”, disse. A ideia é que os espaços das escolas possam ser usados pela comunidade em atividades realizadas à noite.
A regularidade da atividade física é considerada fator determinante na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, além de contribuir efetivamente na disciplina para que o aluno desenvolva uma consciência corporal e construa uma rotina de hábitos saudáveis.
Pesquisas acadêmicas também comprovam que a atividade física na adolescência estimula o crescimento físico, melhora a autoestima, o gasto de energia, permite o relaxamento, uma percepção melhor do próprio corpo, além de colaborar para o desenvolvimento social e propiciar uma série de benefícios para a saúde e bem-estar.
Há estudos também que relacionam a atividade física e a melhora no comportamento dos alunos em vários aspectos sociais, como responsabilidade, no relacionamento com os pais, autoconfiança, assiduidade às aulas e diminuição do uso de drogas.
