Prefeito Thiago Silva reúne Comitê após alta de casos de Covid

O prefeito Thiago Silva reuniu o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus na manhã desta terça-feira para discutir estratégias para conter o aumento de casos de Covid no município desde o final do ano passado. Os resultados dos testes rápidos feitos nos últimos dias ajudam a dimensionar o volume de casos positivos. Em dezembro foram 14, sendo o primeiro no dia 25 e nos primeiros 3 dias de 2022, outros 43. Quando o teste rápido dá positivo, o paciente é encaminhado para fazer novo exame, feito em laboratório, para confirmar ou não o resultado.

“Vamos adotar medidas para reforçar a importância dos protocolos sanitários, agilizar a vacinação daqueles que por algum motivo estão com doses atrasadas e estudar mudanças no atendimento da saúde”, disse o prefeito.

Com a presença dos secretários municipais Clarissa Quiararia ( Turismo), Samanta Bontorim Educação), Caio Piedade (Obras),  Cássio Capellari (Justiça), Giovane Genezelli (Saaesp), de Sylvia Rakowski e Michele Santiago, coordenadoras de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, do presidente da Câmara, Du Sorocaba, da administradora do Hospital São Lucas, Miriam Souza e do coordenador de Obras Pública e Manutenção, Hassan Nasser Neto, a reunião abordou também a grande procura por médicos registrada na UPA no dia 3 de janeiro, quando, em 24 horas, foram feitos 286 atendimentos.

Sylvia, Michele e Miriam destacaram que apesar da alta do número de casos positivos, o número de internações permaneceu inalterado no período. Até o dia 3 de janeiro, a UTI do hospital São Lucas registra apenas uma internação: um senhor de 88 anos não vacinado. “Os números são altos e preocupantes, mas o momento é diferente do que vivemos anteriormente e a vacinação impede evolução para quadros mais graves”, disse Michele.

De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, São Pedro aplicou, até o dia 4 de janeiro, 31.524 doses de vacinas que garantiram a imunização de 87,68% da população. Na Umis há vacinas disponíveis e a imunização acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. 

“A alta no número de casos serve para reforçar a importância de cada um adotar os protocolos como uso de máscara e higienização constante das mãos, como recomendam as autoridades sanitárias. Com essas medidas e com a vacinação garantimos proteção a todos”, reforçou o prefeito.

MAIS PONTOS DE VACINAÇÃO – Entre as medidas efetivas devem ser adotadas está a descentralização da vacinação, que deve ocorrer em uma unidade volante que vai percorrer os bairros e em alguns pontos específicos, como as UBSs, com ampla divulgação para que a população possa ser informada.

Publicado em: 04/01/2022 14:40

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.