Prefeito Helinho Zanatta participa de lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Vitivinicultura
Principal objetivo é aprimorar a legislação referente às políticas públicas do setor e fortalecer a atividade
O prefeito Helinho Zanatta participa na manhã desta terça-feira do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Vitivinicultura, na Assembleia Legislativa, em São Paulo. O grupo de São Pedro, formado também pelo vereador Du Sorocaba, secretária municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia; produtor de uva em São Pedro, Valter Coelho e empresário Aceves Tardivelli foi recepcionado pelo deputado estadual Roberto Morais, coordenador da Frente.
O evento, acompanhado também pelo vice-governador Márcio França, secretário de Agricultura do Estado, Arnaldo Jardim; senador italiano Fausto Longo, prefeitos, vereadores e produtores de uva de todo o Estado, destacou o grande potencial de desenvolvimento econômico e social, com geração de renda, da vitinivicultura paulista. Também foram abordados os benefícios da atividade para o turismo rural.
“A produção de suco e vinho detém elevada capacidade de agregação de valor, e graças à beleza paisagística proporcionada, contribui com o turismo rural trazendo benefícios à rede hoteleira, restaurantes, estabelecimentos como cachaçarias e outros atrativos em municípios paulistas”, disse o secretário estadual Arnaldo Jardim.
O secretário acredita que a atuação da Frente Parlamentar vai possibilitar novas ações para promover políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor, além de apoiar os trabalhos que já vem sendo realizados, como, por exemplo, o desenvolvimento do Projeto Pró-Uva, com foco no grande gargalo do setor que é a produção de uva em grande escala.
A criação da Frente Parlamentar de Apoio à Vitivinicultura foi incentivada pelo senador Fausto Longo, entusiasta do setor, que tem promovido diversos contatos entre Brasil e Itália. Recentemente, acompanhou a visita de dois produtores de uva italianos ao Brasil com a intenção de levantar as possibilidades de investimento no país.
“Nossa intenção é promover joint venture entre empresas italianas e do Estado de São Paulo para produzir uva e vinho no Brasil adaptando a tecnologia italiana ao clima tropical e valorizando ainda mais a produção local”, explicou o senador.
Para o deputado estadual Roberto Morais, a Frente Parlamentar será um reforço para o setor e poderá contribuir não só com a elaboração de políticas públicas, mas também na busca de soluções que permitirão um amplo e elevado desenvolvimento da vitivinicultura no estado.
“Nosso trabalho será focado em apoiar as demandas do setor, como a das indústrias já instaladas no Estado que carecem de matéria-prima. Sabemos que esse ramo pode trazer resultados tanto para produtores de uva e vinho, quanto para indústrias de máquinas e equipamentos e para o setor metal-mecânico, refletindo positivamente nas economias regionais e estadual”, disse o deputado.
SÃO PEDRO – O produtor rural Valter Coelho e sua esposa Léia cultivam uva orgânica em sua propriedade em São Pedro, tanto para mesa, quanto suco e vinho. Apesar de ser uma plantação nova, é bem promissora. Em 2016, o casal colheu mais de 1 tonelada da fruta. Ambos fizeram o curso de Turismo Rural, oferecido pela Prefeitura de São Pedro em parceria com o Senar e comercializam seus produtos na Feira do Produtor.
Publicado em: 08/08/2017 15:01