Prefeito Helinho Zanatta fala sobre Vizinhança Solidária Rural a produtores e proprietários rurais

Projeto vai reforçar segurança pública e vai garantir maior agilidade no atendimento na Zona Rural de São Pedro

Chegar a um local na Zona Rural de São Pedro, que tem 960 propriedades cadastradas, para um atendimento que requer agilidade, pode ser uma tarefa árdua para órgãos de segurança pública. Facilitar este trabalho e literalmente apontar caminhos é o objetivo da parceria estabelecida entre a Prefeitura de São Pedro e a Polícia Militar, a Vizinhança Solidária Rural, que vai cadastrar o maior número possível de propriedades em um sistema criado para identificação por GPS. Para falar sobre detalhes da parceria, o prefeito Helinho Zanatta e o capitão da 3ª Cia da Polícia Militar, Ricardo Bessa falaram na segunda-feira, dia 1, a produtores e moradores da área rural do município.

Na reunião, que também teve a participação do vereador Du Soracaba, do comandante da Guarda Civil Municipal, Paulo Sérgio Avella, do diretor de Segurança Pública, Edivar Reizer e de Francisco Guerreiro, responsável pelo cadastro das propriedades, foi destacada a importância da adesão dos proprietários.

“Essa medida vai ajudar e muito o trabalho da segurança pública. É importante que a adesão seja a maior possível, que o cadastro seja completo”, destacou o prefeito Helinho Zanatta. 

“Vamos cadastrar cada propriedade rural que não tenha localização para agilizar a chegada da PM em caso emergencial. O proprietário receberá uma placa de sinalização com um número de identificação que será localizado via GPS”, explicou Guerreiro.

“Quero parabenizar todos os envolvidos neste projeto. É uma ferramenta que vai ajudar bastante a ação do policiamento”, disse o comandante da Polícia Militar, que destacou ainda  o papel dos moradores, que devem adotar medidas de vigilância constante, tudo em prol do reforço na segurança. “Para darmos uma resposta rápida a uma solicitação de área rural de difícil acesso, é necessário termos uma localização mais precisa. A identificação por GPS será uma ferramenta importantíssima na agilidade de locomoção da viatura no atendimento ao usuário”, disse Bessa.

Seguindo critérios da PM, até o helicóptero Águia poderá ser solicitado e neste caso, as coordenadas do sistema também vão agilizar a localização.

O Vizinhança Solidária Rural integra amplo projeto planejado pela administração municipal e está previsto na Agenda 2025.

A proposta foi bem recebida por vários dos proprietários que participaram da reunião, realizada no Museu Gustavo Teixeira. Muitos se prontificaram, além de fazer o cadastro, a conversar com vizinhos para que façam o mesmo. A implantação efetiva do sistema, que inclui também um trabalho de campo com a checagem das rotas, está ligada ao número de adesões e realização do cadastro, por isso a agilidade nestes itens é essencial.

CADASTRO – Para fazer o cadastro, proprietários de áreas rurais devem procurar a Central de Monitoramento, de segunda à sexta-feira, das 12h30 às 17h30, munidos de documento com foto (RG ou CNH), CPF, matrícula do imóvel ou documento que comprove a propriedade rural. O cadastro deve ser feito pelo proprietário do imóvel, mesmo que o local esteja arrendado ou alugado a terceiros. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3481-9312 ou diretamente na Central, na rua Veríssimo Prado, nº5, no mesmo prédio da Coordenadoria de Trânsito e Transporte. A ação tem apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio  da Casa de Agricultura em São Pedro. 

 

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.