Prefeito anuncia construção de viveiro municipal na inauguração do Centro de Educação Ambiental

O prefeito Thiago Silva anunciou na manhã deste sábado, na inauguração do Centro de Educação Ambiental, a construção do viveiro de mudas municipal. O anúncio ganhou aplausos dos participantes no evento realizado na manhã deste sábado, 28, no Parque Ernesto Baltieri, 

“O cuidado com o Meio Ambiente deve ser responsabilidade de todos e nosso governo tem um olhar diferente para esta questão tão importante. Vamos valorizar cada espaço público nos quatro cantos da cidade”, disse o prefeito, que relembrou ações importantes como o tratamento de 100% do esgoto coletado em São Pedro e elogiou a equipe do Meio Ambiente.   

Também foi inaugurado no evento o Fontanário Luiz Borba. O presidente da Câmara, Du Sorocaba, que junto com o vereador Branco deu nome ao local, relembrou histórias do local que hoje abriga o parque. “É um local que traz recordações de infância e hoje foi transformado pelo poder público em um lindo parque”. As filhas de Borba participaram da solenidade.

O coordenador de Meio Ambiente falou da emoção de participar da inauguração. “Este Centro de Educação Ambiental tem a participação e dedicação de muitos e agradeço a todos por tornar esse projeto realidade”, disse. 

A inauguração foi acompanhada pela vice-prefeita de Torrinha, Rose Vasselo; pela diretora de Agricultura e Meio Ambiente de Torrinha, Beatriz Sabio; pelos vereadores Elias Candeias, Adriano Vitor, Cleuza Barros, além do presidente da Câmara Du Sorocaba; secretários e coordenadores municipais e os professores do Departamento de Entomologia da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Pedro Yamamoto e do Departamento de Ciência Humanas, Vânia Massanbini.

Alunas da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Joaquim Norberto de Toledo fizeram a declamação da poesia “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles. A inauguração deu início ás atividades da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de São Pedro, com vários parceiros. 
Outra novidade do parque é a presença da cachorra ‘gigante’ Guta, que vai passar uma temporada no local.

EXPERIÊNCIAS - Com jardim sensorial, pomar, horta, entre outros espaços, o Centro de Educação Ambiental de São Pedro está dividido em quatro estações temáticas, que formam um trajeto para percorrer e aprender. São elas: Cidades Sustentáveis, Solos, Saneamento e Florestas. Todas foram planejadas de forma a se integrar na aprendizagem, em conformidade com as diretivas do Programa Município Verde Azul, que mede a gestão ambiental municipal, e atendendo às demandas da Base Nacional Comum Curricular. Cada estação foi projetada com seus próprios instrumentos e metodologias, bem como painéis explicativos.

Na estação Cidades Sustentáveis é possível ter contato, por exemplo, com elementos de uma casa sustentável, como sistema de captação de água da chuva, placar solar, bicicletário e torneiras com temporizadores. Na sequência, na estação Solos, há horta orgânica, composteira comunitária e amostra de diferentes tipos de solo (argiloso, arenoso, cimentado e com cobertura vegetal). Depois, na estação Saneamento estão lixeiras de coleta seletiva e varal de resíduos, para que os visitantes percebam quanto tempo o resíduo leva para se decompor na natureza. E para finalizar, a estação Florestas abrange viveiro de mudas, jardim de abelhas e mural com cartas informativas sobre animais nativos. 

VISITAS - As visitas ao CEA podem ser guiadas gratuitamente, para estudantes e público em geral, mediante agendamento. E há a opção, ainda, de utilizar o audioguia, gravação que pode ser acionada por celular, permitindo que o visitante percorra os espaços individualmente.

Publicado em: 28/05/2022 12:14

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.