Prédio da Biblioteca Gustavo Teixeira torna-se Centro de Referência em Educação Ambiental

 

O prédio da “Biblioteca Municipal Gustavo Teixeira” acaba de ganhar um atrativo a mais: o local é o primeiro Centro de Referência em Educação Ambiental de São Pedro (Creasp).

O prédio foi indicado como instalação pública modelo por atender requisitos de sustentabilidade, como acessibilidade no piso inferior, pintura clara, janelas amplas, ventilação cruzada, uso de lâmpadas de LED ou fluorescente, área permeável no quintal; jardim com árvores, flores e vegetação rasteira e uso de fotocélulas e sensores que auxiliam na economia e eficiência energética do imóvel.

Também há ações planejadas para aumentar o perfil de sustentabilidade do prédio, como a instalação de lixeiras específicas para a coleta de lixo reciclável;  de bicicletário, torneira com temporizadores, torneiras com redutores de pressão, vaso sanitário com caixa acoplada, calçada ecológica e reutilização da água para limpeza do quintal e irrigação do jardim.

Foi determinante para a escolha da Biblioteca o fato de o local disponibilizar informação técnica para subsidiar estudos e pesquisas, além de funcionários qualificados e preparados para o acolhimento e auxilio dos grupos e espaço disponível para acomodar até 30 pessoas para reuniões ou apresentações. O espaço conta com um kit multimídia para apresentações de vídeos de aulas e capacitações na área ambiental.

Por estar situado no mesmo prédio da Biblioteca, o Centro de Referência vai receber visitação frequente da rede municipal de ensino e de toda a população, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O endereço é rua Joaquim Teixeira de Toledo, 570, Centro.

Entre as ações programadas para o Creasp, há uma agenda de ações voltadas ao meio ambiente, com divulgação para que toda a população possa participar, tornando-se multiplicadora de ações de boas práticas ambientais.

“Essa é mais uma ação de nosso município no Programa Município Verde e Azul (PMVA), ciclo 2017, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente”, destaca o coordenador da Rede Intersetorial, Nilson Marchezi. A documentação para a primeira pré-certificação no programa, na qual consta a indicação, foi entregue à coordenação do Programa Município Verde Azul no mês de maio de 2017. No início deste mês será apresentada a documentação para o segundo ciclo /2017.

PMVA - Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul  tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.