Praça Gustavo Teixeira é palco para espetáculo teatral gratuito sobre Semana de Arte Moderna

A Praça Gustavo Teixeira sedia no sábado (19/02), às 15h, o espetáculo teatral Mário e as Marias, da Cia. Lúdicos de Teatro Popular. A apresentação é gratuita e integra o cronograma celebrativo dos 141 anos de São Pedro e também os 100 anos da Semana de Arte Moderna (Semana de 22), manifestação artístico-cultural que ocorreu em 1922. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Cultura, com o Sesc.

Na peça Mário e as Marias, o menino Mário recebe, de presente dos pais, um par de óculos que permite que ele enxergue o mundo de forma surpreendente, possibilitando o nascimento de um novo olhar, de um novo amar. Ele parte, então, em busca do próprio reconhecimento por meio daquilo que os próprios olhos passam a ver. Maria, na encenação, representa a gente, o lugar e a cultura brasileira.

O espetáculo propõe uma viagem inspirada livre e antropofagicamente na vida e obra de Mário de Andrade, autor de Pauliceia Desvairada, o primeiro livro de poemas da primeira fase do Modernismo. A montagem foi dividida em quatro quadros que metaforizam os ritos de passagem: nascimento e batismo, sangue e casamento e morte.

Contada por cinco mulheres, a história coloca em destaque a força e a sensibilidade feminina para representar a busca incessante deste artista pela essência de seu povo, possibilitando que o público reconheça a trajetória de Mário de Andrade no espetáculo e também se veja inserido nas belezas da cultura popular brasileira.

“Estamos muito felizes em poder celebrar o aniversário da cidade, e também um momento muito importante para a história da arte no Brasil, com este espetáculo. Essa atividade foi pensada, junto do Sesc, para toda a família, porque é uma encenação que direcionado para a infância e com fortes reflexões ao público adulto”, comenta o coordenador de Cultura de São Pedro, Ivan Teixeira.  

SERVIÇO – Espetáculo Mário e as Marias, da Cia. Lúdicos de Teatro Popular. Sábado, 19/02, às 15h, na Praça Gustavo Teixeira (Praça da Matriz). Gratuito. Informações: (19) 3481-9269.

Publicado em: 15/02/2022 17:27

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.