Previsão para Quinta-feira
15 MAR 2023
Evento de capacitação da Saúde reúne mais de 100 profissionais
Mais de 100 pessoas participaram do Capacita Saúde, evento promovido no sábado, dia 11,pela Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social. O evento gratuito teve palestras de diferentes temas, acompanhadas por profissionais de saúde de São Pedro e região.

“O principal objetivo foi promover a capacitação dos profissionais de saúde de nosso município”, conta Elaine Danova Camacho, organizadora do evento. Entre os temas abordados no evento estão atendimento da atenção básica, atendimento pré-hospitalar, assistência holística ao paciente e alívio da dor, cálculo e administração segura de medicamentos, sistematização da assistência da  enfermagem e pré-natal, uso de PICC( dispositivo de acesso vascular inserido perifericamente) e assistência ao paciente renal.

Gestão foi outro tópico abordado. Representantes da Unimed, Ilana Echevarria  falou sobre segurança do paciente; Renan Codo sobre gestão de riscos; Silvia Arruda Marques sobre qualidade e Fabiana Strapason Ballestero de Lima sobre experiência do paciente.

“Participar deste evento foi uma agradável surpresa para nós, palestrantes da Unimed Piracicaba, ao observar o interesse dos profissionais da saúde pela área da gestão assistencial. A integração destes processos é a chave para o alcance da excelência em saúde", disse Silvia Marques, coordenadora da Qualidade da cooperativa médica.

“Mais do que cuidar da saúde dos mais de 200 mil beneficiários de Piracicaba e região, nossas equipes têm o compromisso de compartilhar suas experiências, por meio de uma vivência organizacional séria e assertiva. Que possamos estar sempre juntos neste encontro, que capacita colegas da área em prol da saúde e do bem-estar social”, disse Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba.

O evento contou ainda com oficina com os fisioterapeutas do Hospital São Lucas, supervisionado pela coordenadora da Fisioterapia Cinthia Gastardeli de Oliveira, que demonstrou na prática o uso de dispositivos ventilatórios como ventilador mecânico, máscara laríngea, máscaras diversas e ventilação não invasiva.

Outro destaque foi a participação da neonatologista e instrutora da Sociedade Brasileira de Pediatria, Soraia Drago Menconi, que abordou a reanimação neonatal.

BATALHA – Uma das atividades práticas do evento foi a batalha de RCP (Reanimação Cardiopulmonar), com simuladores da Laerdal do Brasil e uso de programa que proporciona  análise em tempo real da efetividade das compressões cardíacas.
O tema Cálculo e Administração Segura de Medicamentos  foi abordado pela professora doutora Maria Cristina Pauli da Rocha, enfermeira pela USP São Paulo e mestre em Ciências pela USP São Paulo e doutora pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
Representante do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), a conselheira  Patricia Crivelaro falou sobre sistematização da assistência da enfermagem e pré-natal e o enfermeiro  Leandro Baldacin, da UTI do Incor e da Hemodinâmica, abordou o uso de PICC (dispositivo de acesso vascular inserido perifericamente).A assistência ao paciente renal foi o tema abordado pelo enfermeiro do Incor, Sirlei.

Érica Pedronette, da DRS-X também participou do encontro que contou como profissionais de Santa Maria, Cordeirópolis, Piracicaba, Águas de São Pedro e Elias Fausto.

EXPERIÊNCIA POSITIVA - Ana Carolina Costa Rodrigues, enfermeira da UBS Dorothea, aprovou a participação no evento. "Foi uma experiência incrível e uma grande oportunidade que a Prefeitura de São Pedro e o Hospital Beneficente são Lucas nos proporcionaram. Um dia  muito produtivo e rico em conhecimentos teóricos e práticos . Gostei muito da aula prática de RCP, lecionada pela coordenadora da atenção básica, onde aperfeiçoei os meus conhecimentos. Meu esposo que também é colaborador do hospital, ganhou em primeiro lugar a batalha e obteve uma premiação muito legal . Fora os demais cursos que tive a oportunidade de participar e adquirir ainda mais conhecimento profissional . Só tenho a agradecer e se tiver mais eventos estaremos presente novamente"