Previsão para Sexta-feira
09 MAR 2023
Prefeitura de São Pedro fortalece parceria com Senac
Promovido pela Secretaria de Turismo, workshop levou aos alunos da instituição as principais informações e atrativos turísticos de São Pedro.
Na manhã desta terça-feira,7, alunos do curso de Gastronomia do Centro Universitário Senac  de Águas de São Pedro, participaram de um workshop no local promovido em parceria com a Prefeitura de São Pedro.

O workshop foi ministrado pelo secretário de Turismo de São Pedro, Ronaldo Gasparelo, que apresentou aos alunos as principais informações e atrativos do município, considerado uma das principais estâncias turísticas do estado de São Paulo.

“Nosso principal objetivo é fortalecer o turismo e a economia de São Pedro. Esse workshop agrega qualificação aos profissionais que atuarão diretamente no atendimento da nossa ampla e qualificada rede de bares, restaurantes, hotéis, pousadas e todo o ecossistema da cadeia turística”, disse o secretário, que celebrou a consolidação da parceria da Prefeitura com o Senac.

Para a professora do Senac, Ludmilla Fonseca, o workshop também serviu para trazer informações importantes para a área de gestão de eventos. “São dados que nos ajudam a pensar todo o planejamento de um evento, desde a sua concepção, passando pelo entendimento do público-alvo, a segurança, apoio, patrocínio e atrações artísticas, gastronômicas e culturais”, disse a professora.

O conhecimento também foi válido para a aluna Beatriz da Matta. “Trabalho em um restaurante com produtos da serra, direto da Feira do Produtor. Foi muito importante saber mais sobre as origens e toda a cadeia logística desses itens”, disse a aluna, do quarto semestre de gastronomia do Senac.

A parceria com o Senac faz parte do projeto Disco Xepa, que consiste no reaproveitamento de hortifrutigranjeiros da Feira do Produtor de São Pedro. Nos dias 11 e 18 de março os alunos farão visitas técnicas ao local e, nos dias 25 e 29 de março, 5 de abril e 20 de maio, realizarão atividades práticas sobre técnicas de aproveitamento de alimentos, além de atividades culturais.

O objetivo é promover o reaproveitamento gastronômico de itens como casca de banana, de abacaxi, rama de cenoura e outros hortifrútis que atualmente são desperdiçados, mas que tem potencial para uso em receitas saborosas e altamente nutritivas.

Crédito da foto: André Castro/Prefeitura de São Pedro