Previsão para Quarta-feira
07 FEV 2023
Criação de Espaço APA no Parque Marcelo Golineli foi tema de reunião

A Criação do Espaço APA - voltado à proteção ambiental - no Parque Marcelo Golineli e do Cristo, com trilha da Mata Atlântica, jardim cerrado e outras atrações para sensibilizar munícipes e turistas na preservação da cuesta, foi tema de reunião no gabinete do prefeito Thiago Silva, no dia 3, com integrantes da Coordenadoria de Meio Ambiente, APA Corumbataí e Secretaria de Meio Ambiente de Rio Claro, todos membros da Câmara Técnica de Educação Ambiental da APA.

A iniciativa é uma parceria com a Fundação Florestal, FAPESP/Projeto Biota e outros municípios integrantes da APA. Participaram do encontro Simone Neiva Rodella, gestora das APAs Corumbataí-Botucatu-Tejupá, do perímetro Corumbataí e Piracicaba Juqueri-Mirim; Lara Venina Alves Barbosa, monitora ambiental; Nathália Formenton da Silva, bióloga e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), que tem sua pesquisa vinculada ao projeto Biota FAPESP, "Educação Ambiental e Gestão de Unidades de Conservação do estado de São Paulo: articulação de saberes na construção de comunidades de aprendizagem"; Leandro Geniselli, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Rio Claro; Miguel Milinski, técnico agrícola em Rio Claro; Leandro Andrade coordenador Ambiental, Paula Souza e Mariana Siciliano, da Coordenadoria de Meio Ambiente de São Pedro.

O espaço a ser criado em São Pedro será o primeiro voltado à educação ambiental da APA Corumbataí, previsto no Programa de Educação Ambiental e Comunicação das APAS Corumbataí e Piracicaba. O encontro foi mais uma etapa para alinhar as propostas de implantação do espaço.

Entre os objetivos da criação do Espaço APA está o de promover a difusão das informações sobre as APAs em todo seu território e contribuir para a sensibilização da população a respeito da importância, conservação e recuperação das APAs, sob a ótica do turismo ecológico.

O projeto articula a parceria entre a prefeitura, instituições e investimentos privados, ação considerada fundamental na preservação da serra.