Previsão para Sábado
30 JAN 2023
Músicos da Sinfônica de Piracicaba homenageiam 142 anos de São Pedro
Concerto que reunirá o conjunto de câmara da OSP na programação de aniversário da cidade tem entrada gratuita e acontece no dia 4 de fevereiro

Em homenagem aos 142 anos de São Pedro, integrantes do Projeto Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) realizam um concerto especial comemorativo no dia 4 de fevereiro, às 20h, no Espaço Artístico Clarice Zezza Matarazzo, no Centro. A entrada é gratuita e o público pode colaborar com um quilo de alimento não perecível, a ser doado a uma instituição local.

São Pedro foi selecionada para recebe a segunda apresentação da turnê 2023 do Projeto Música de Câmara OSP, que esse ano contempla quatro cidades da Região Metropolitana de Piracicaba pelo edital 14/2022 do Proac-SP (Programa de Ação Cultural de São Paulo).

O clarinetista Reinaldo dos Anjos esclarece que a finalidade do projeto Música de Câmara é popularizar o contato com a qualidade musical sinfônica, principalmente para as pessoas menos habituadas, facilitando o acesso do público aos músicos sem a necessidade da grande estrutura que envolve uma orquestra.

“A formação de câmara se dá a partir de pequenos grupos de diferentes composições, que podem ser quartetos ou quintetos de cordas, com ou sem percussão, quintetos de madeiras ou metais”, afirma Reinaldo dos Anjos, organizador e coordenador do projeto em parceria com a produtora musical Mayumi Micheletti e a direção da OSP, que tem como diretor artístico e regente titular o maestro alemão Knut Andreas.

Mayumi conta que câmara é um dos gêneros da música de concerto. “Em italiano, câmara se refere a uma antessala pequena, proposta que nasceu no começo do Barroco para apresentações em ambientes menores.”

A apresentação comemorativa ao aniversário são-pedrense trará à cidade o quinteto de cordas formado pelos violinistas Igor Nogueira e Liège Emerique Pedroso, pelo violista Daniel Fernandez, pela violoncelista Cristina Geraldini e,ainda terá a participação do percussionista Rafael Pelegrino.

Os concertos têm duração de 40 minutos a uma hora e no repertório, especialmente produzido para esse momento festivo, haverá uma mescla de estilos, reunindo obras de compositores eruditos como Mozart, Bach e Vivaldi, e compositores populares nacionais e internacionais, como Herbert Vianna, Paulo Sérgio Valle, JacquesRevaux, Claude François, Paul Anka, Carlos Gardel, Fermo Dante Marchetti, Tom Jobim, César Guerra-Peixe,John Lennon, Paul McCartney e o mestre da música de cinema Ennio Morricone.

“Estamos muito felizes com a oportunidade de levarmos nosso projeto como parte da celebração do aniversário de fundação desse lugar acolhedor que é São Pedro, ainda mais com a possibilidade de ajudarmos uma instituição da cidade por intermédio das doações feitas pela própria população”, disseram os músicos.

SERVIÇO - Projeto Música de Câmara OSP - Concerto comemorativo ao aniversário de 142 anos de São Pedro: Dia 4 de fevereiro, às 20 h, no Espaço Artístico Clarice Zezza Matarazzo (rua Joaquim Teixeira de Barros, 860, Centro). Entrada gratuita e abertaa todas as idades; população pode doar um quilo de alimento não perecível.